quinta-feira, 30 de abril de 2009

Raças de gato com a letra A

Abyssinian

origem: Etiópia
esperança de vida: 9 - 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 4 para 7 kg
__________________________
As origens desta raça tornaram-se difíceis de determinar com a passagem do tempo. A sua semelhança com gatos pintados nos túmulos dos templos de Nubia, no Egipto, leva a crer que o Abissínio descenda dos gatos sagrados do antigo Egipto, do qual a Abissínia (antiga Etiópia) é bem próxima. A Inglaterra é considerada o berço da raça, tendo esta resultado do cruzamento entre exemplares trazidos inicialmente da Etiópia em 1868 por soldados Britânicos, com outros gatos Ingleses vermelhos, prata e tigrados. Alguns apreciadores da raça sublinham que é provável que os Romanos tenham importado gatos do Egipto para a Bretanha, tendo sido provavelmente ai, que o gene responsável pelo seu "aspecto egípcio" tenha sido introduzido na população felina local. Esta raça foi oficialmente reconhecida em 1882 na Inglaterra.
Cabeça redonda e ligeiramente cuneiforme, testa e crânio suavemente curvos; pescoço arqueado; orelhas grandes e levemente ponteagudas; olhos grandes, amendoados, verdes, cobre ou avelãs; corpo médio e musculoso; cauda grossa na base, comprida e afilada; pernas compridas e esguias. O pêlo é denso, macio, curto e com duas ou três estrias pretas ou castanho-escuras sobre uma cor base castanho-avermelhada.
Curioso e destemido o Abissinio é um caçador nato, sendo por isso um amante da liberdade. È um animal dócil e inteligente, e embora sendo um pouco tímido inicialmente, com o tempo passará a ser muito afectuoso e amigo.
Existem algumas variantes como o ruddy (ocre e preto), sorrel (mistura de vermelho e cor de laranja intenso) e o azul, contudo estas ainda se encontram em fase de aprovação.
Escovar o pelo quinzenalmente com escova de cerdas macias, contra e a favor deste. Se for necessário cortar as unhas, faça-o só nas das patas dianteiras (as de trás gastam naturalmente).
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
American Wirehair

origem: Estados Unidos da América
data de origem: 1966
evolução da raça: American Shorthair
peso: 4 para 7 kg
__________________________
Em 1966 numa quinta em Verona, no Estado de Nova Iorque, o American Wirehair apareceu pela primeira vez numa ninhada de American Shorthairs. A sua pelagem, dura e frisada, resultou de uma mutação espontânea num gene dominante. O primeiro gatinho macho com este tipo de pêlos duros chamava-se Adam e era ruivo e branco. A criadora Joan O'Shea desenvolveu um programa de selecção, onde os cruzamentos com American Shorthair conseguiram evitar uma consanguinidade excessiva e desenvolveram a raça. O American Wirehair foi oficialmente reconhecido em 1978 nos Estados Unidos. Os primeiros espécimes surgiram em França em 1972. Este gato, pouco divulgado nos Estados Unidos, é muito raro na Europa.
Gato sólido, vigoroso, muito ativo, ágil e brincalhão. Necessita de exercício. Sociável, terno e afectuoso, apresenta um carácter tão excepcional como o american shorthair. Fácil manutenção. Deve ser escovado e penteado semanalmente.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Azul Russo

origem: Rússia
data de origem: Antes do século XVIII
peso: 3 para 5 kg
__________________________
O Azul Russo desenvolveu-se no Norte da Rússia em regiões de temperaturas negativas. Pensa-se que chegou à Europa através do comércio realizado a partir do porto de Arcangel, a maior cidade do norte da Rússia, em meados do século XIX. O primeiro registo escrito da raça data de 1875, numa exposição no Crystal Palace, em Inglaterra, onde é apelidado de Gato Arcangel em Inglaterra. Nesta altura, o Azul Russo apresentava olhos laranja, ao contrário do tipo moderno.Com a revolução comunista na Rússia, em 1917, o Azul Russo passou a ser conhecido como Foreign Blue, ou seja Azul Estrangeiro. A designação manteve-se até meados do século XX. Nesta altura, o Azul Russo encontrava-se perto da extinção e um programa de revitalização da raça foi posto em marcha na Inglaterra, utilizando gatos Siameses (Blue Pointed). A raça foi recuperada, mas o programa fez com que alguns Azuis Russos nascessem com o padrão Siamês. Hoje em dia, qualquer característica do Siamês é considerada inaceitável. Nas décadas seguintes vários exemplares foram importados da Escandinávia e muitos criadores Russos emigraram para os EUA. A raça tornou-se bastante popular, tanto como gato de estimação, como gato de exposição.
O Azul Russo é um gato elegante de médio porte. As orelhas são grandes e algo pontiagudas. Os olhos são grandes, verde esmeralda e de forma amendoada. O nariz é azul acizentado e as almofadas são de uma lavanda escuro. O corpo é longo com um porte digno e gracioso. A cauda é longa, afunilando no ponta. De ar nobre e harmonioso, o Azul Russo deve o seu nome ao manto azul que lhe cobre o corpo.
O Azul Russo é procurado como gato de companhia pelo seu temperamento tranquilo, tímido e discreto. São brincalhões mas reservados com estranhos. São boas companhias para crianças e adaptam-se ao convívio com cães.São uma boa escolha para donos ocupados, pois são capazes de se entreterem sozinhos, com os seus brinquedos.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
American Curl

origem: EUA
classificação: Pêlo Curto/Pêlo Longo
peso: 3 para 5 kg
__________________________
Tudo começou quando uma fêmea chegou à casa de Joe e Grace Ruga, na Califórnia, em Junho de 1981. Era um animal preto, de pêlo longo e orelhas curvadas. O facto intrigou Joe e Grace, que só perceberam estar perante uma nova raça quando a gata teve a sua primeira cria.
Em Dezembro do mesmo ano, a gata, que recebeu o nome de Shulamith, teve quatro filhotes, sendo dois deles com a orelhas curvadas. Depois do caso ser estudado por especialistas em genética, descobriu-se que o fenómeno era um traço genético determinado por um gene dominante e totalmente inédito, isto é, não havia, até aquele momento nenhuma raça com aquelas características. Depois dos estudos feitos com as crias obtidas, descobriu-se que quando cruzamos animais com as orelhas onduladas e animais normais, temos 50% de chances de obtermos crias normais, enquanto que no cruzamento de ambos os animais com orelhas curvadas, temos 100% de animais com o fenómeno.
As crias do Curl Americano nascem sempre com as orelhas normais, mas após cerca de quatro a dez dias, as orelhas começam a curvar-se, sendo que o seu grau de ondulação vai variar até aos quatro meses, altura em que a orelha toma forma definitiva. O Curl Americano foi aceite oficialmente na CFA (Cat´s Fanciers Association) em 1986 e para competições oficiais apenas em 1993. Foi a primeira raça com dois comprimentos de pêlo diferentes a ser admitida nas categorias de competição. Apesar de ser uma raça americana, actualmente já existem exemplares do Curl Americano em todo o mundo.
É um animal que tem a curiosidade como característica dominante, o que se reflecte na constante companhia aos seus donos durante afazeres domésticos, por exemplo. São gatos que se adaptam facilmente a qualquer ambiente, ou a mudança deste, tendo boa convivência com outros animais. A sua elegância, beleza e as charmosas orelhas curvadas chamam a atenção de qualquer pessoa mais distraída à sua presença. Uma história contada por aficcionados da raça, diz que a diferença entre um Scottish Fold e um Curl Americano, é que enquanto os primeiros ficariam sentados no sofá enquanto seus donos preparam o jantar, os segundos ajudam-no a fazê-lo!
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Americano de Pêlo Curto

origem: EUA
esperança de vida: 15 a 20 anos
classificação: Pêlo curto
peso: 3 para 7 kg
__________________________
Esta raça é descendente dos gatos domésticos que chegaram à América com os primeiros colonos. Desenvolveu-se no ambiente local, adaptando-se ao clima e paisagens do continente Americano e ajudando a manter sob controle a população de ratos, existente nas casas, celeiros e armazéns. No principio do século XX, iniciou-se a criação selectiva para preservar as suas melhores características.
O seu passado de colonizador reflecte-se no temperamento actual, ávido por exercício e de um espaço onde possa correr e brincar para não se aborrecer. Apesar deste espírito aventureiro, adapta-se à vida caseira, sendo afectuoso, bastante inteligente e o que nos chama atenção é o carinho que eles têm pelos donos.
Gato muito atlético, com corpo forte e musculoso, pode chegar a pesar até 6 kg; cabeça ovalada com orelhas de tamanho médio e pontas arredondadas; olhos grandes e largos, bem separados, com ligeira inclinação para cima, devendo a cor coincidir com a Pêlo; cauda de tamanho médio com ponta arredondada; pernas de comprimento médio bastante musculadas.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Angorá Turco

origem: Sul da Russia
Esperança de vida: 15 a 20 anos
Classificação: Pêlo longo
Peso: 2,5 para 5 kg
__________________________
Foi um dos primeiros gatos de pêlo longo a "desembarcar" em solo Europeu. Pensa-se que o Angorá tenha surgido na França e Inglaterra no século XVI, oferecido por sultões turcos aos nobres de ambos os países. Após um período difícil no século XIX, em que a raça chegou a estar em perigo de desaparecer, o jardim zoológico de Ancara interviu e salvou o Angorá do desaparecimento.
Alguns especialistas acreditam que o Angorá descende da raça Persa. Os Angorás foram as primeiras raças introduzidas na Europa no séc. XVI. Foram importados da cidade turca de Angorá, atualmente chamada de Ancara.
Os criadores de gato estão desfrutando o ressurgimento desta raça que se pensou estar extinta. Muitas pessoas usaram o termo Angorá para descrever qualquer gato de pêlo longo. Porém, o único gato de pedigree que leva o nome "Angorá" é o Angorá Turco. O Angorá Turco é uma raça pura, provavelmente originário do gato de Manul domesticado pelos tártaros. Eles migraram eventualmente para a Turquia, onde são adorados como um dos tesouros nacionais.
O Angorá turco é acima de tudo um gato elegante. Seu pêlo semilongo e sedoso, geralmente branco, é uma marca registrada desta raça milenar. Apesar do gato branco com olhos azuis ou ímpares serem mais comuns e apreciados há de se ressaltar que este maravilhoso animal pode ter as mais diversas cores: preto, azul, tricolor ou escama de tartaruga. Na verdade só não é permitida a marcação ponteada, ou seja, a marcação característica do gato siamês. O pêlo do Angorá só estará completo em seu segundo aniversário e deve-se levar em conta que ele muda no verão tornando-se mais curto.
Os gatos desta raça são muito inteligentes e apegados ao dono. Não é raro um angorá turco seguir seu dono por toda a casa como um cachorrinho e conseguir tudo aquilo que deseja através de um ronronar particularmente carinhoso. São mesmo capazes de aprenderem truques tal é a inteligência destes gatos. São também gatos muito brincalhões, carinhosos e curiosos. Por fim, vale ressaltar que estes gatos se dão bem com cães e com crianças, salvo se estas últimas ainda forem bebês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário