quinta-feira, 30 de abril de 2009

Raças de gato com a letra B

Balinês
origem: EUA
esperança de vida: 9 a 15 anos
classificação: Pêlo Semi-Longo
peso: 2 para 5 kg
__________________________
As suas raízes exóticas são inquestionáveis: com um pêlo gracioso que se agita de um lado para o outro quando se movimenta, o Balinês parece mesmo uma bailarina de Bali! Mas para além da origem do seu nome, não existem mais relações com esta ilha, uma vez que esta raça surgiu pela primeira vez nos Estados Unidos no final dos anos quarenta. O Balinês descende de pais Siameses, portadores de um gene que deu origem ao seu pêlo comprido. Desde 1970 que é aceite em todas as associações norte-americanas.
Embora não seja tão brincalhão como os Siameses, o Balinês é muito afectuoso e menos orgulhoso do que estes.
Corpo médio e esguio, musculoso; cabeça triangular e comprida, com nariz longo; orelhas largas na base e pontiagudas; olhos de tamanho médio e amendoados, de cor azul-safira; patas compridas e esguias; cauda longa e esguia.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Bombaim
origem: Estados Unidos da América
data de origem: 1960
esperança de vida: 15 a 16anos
evolução da raça: Black American Shorthair e Sable Burmese
peso: 2 para 5 kg
___________________________
O Bombaim surgiu do cruzamento do Birmanês com o Americano Pêlo Curto, quando Nikki Horner decidiu criar um gato que fosse uma pantera negra em miniatura. O nome, foi escolhido para homenagear a Índia, região de onde vem este felino. As tentativas duraram mais de 30 anos, já que o ideal era um gato parecido com o burmese, mas negro e com olhos cor de topázio. A raça foi registrada no Cat Fanciers
Association (CFA) em 1970, sendo uma das primeiras raças reconhecidas pela TICA.
Muito brincalhão e divertido, não é destruidor nem traiçoeiro. Adpta-se a qualquer clima.
O Bombaim é independente e gosta de passear e caçar. Não é do tipo agitado, sendo corajoso e paciente. É um excelente animal para apartamentos, mas não é uma raça que aprecia ficar só por muito tempo. Adora ronronar e é muito paciente com crianças.
Corpo muscular de tamanho médio. Pernas têm comprimento médio e patas são arredondadas. O rabo é de comprimento médio, reto, terminando em uma ponta ligeiramente arredondada. A cabeça é arredondada, curta e larga.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Burmese

data de origem: 1930
peso: 4 para 7 kg
__________________________
O gato Burmese tem sua origem em Tailândia, em Malaya e em Burma. Acredita-se geralmente para ser descido de uma raça dos gatos chamados Tanga Daeng que viveu nos templos tailandeses. Nos poemas do gato de Tailândia foram retratados como protetores heróicos de seus repousos.
Chegaram primeiramente no oeste nos anos 30 sob a forma de um birmanês chamado Wong Mau. Um marinheiro do leste deu o gato ao Dr. Joseph Thompson de San Francisco. Deste gato veio a raça moderna do birmanês hoje.
O gato Burmese tem um corpo desossado, muscular e de tamanho médio pesado. A cabeça é em volta do jogo em uma garganta longa, e o açaime é curto. Têm os grandes olhos dourados que são ajustados largos distante em suas cabeças. O birmanês tem por muito tempo e os pés magros e as patas dadas forma ovais. Esta raça tem um revestimento brilhante dos cabelos curtos. Um birmanês mantido poço pode viver até 18 anos e sobre. O tamanho médio da maca de um birmanês está entre 1 e 8. birmanês vem em muitas cores, incluir o sable, o marrom, o vermelho, o chocolate, o creme, o lilac, a prata, o azul, a platina, e o tortie. Geralmente você encontra a pele mais clara em seus barriga e lado de baixo do birmanês.
A personalidade de um gato Burmese é muito como aquela de um cão. Muito frequentemente comportam-se mais como cães do que gatos e apreciam-se jogar o fletch. Seu gato Burmese é um extrovert que seja muito vocal, energético, acrobático, e inteligente e povos orientado. Amam a companhia se humano ou a companhia animal. Gosta de ser com seus seres humanos e amores para compartilhar de sua cama cada noite. Tem uma natureza doce e não a gosta de ser saida sozinho. Seu gato Burmese dorme um pouco em seu regaço para estar perto de você.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Bengal
origem: EUA
classificação: Pêlo Curto
peso: 5 para 10 kg
__________________________
Raça recente, directamente descendente dos felinos selvagens, resultou do cruzamento entre um leopardo-asiático e um tabby. O objectivo foi o de produzir um gato com a beleza dos felinos selvagens, mas com o temperamento dócil de um gato doméstico. Fruto do trabalho de uma Norte Americana, Jean Mill, Psicologa por formação e amante incondicional dos gatos por vocação, o Bengali é um gato extremamente raro, sendo algumas das suas características difíceis de obter (como as orelhas pequenas). O Bengali foi reconhecido pela Tica - The International Cat Association dos Estados Unidos - em 1992.
Muito brincalhão e de reflexos rápidos, mantém algumas Características do seu ancestral selvagem; afectuoso e confiante.
Deve parecer um pequeno leopardo, com o corpo longo e muscoloso; cabeça grande e nariz curto; orelhas de tamanho pequeno a médio; olhos grandes e arredondados, verdes ou amarelos; patas relativamente curtas, sendo as traseiras mais curtas do que as dianteiras; cauda comprida
Pelo curto, sedoso e espesso. A cor base é ruiva, com algumas manchas dispersas ou alinhadas horizontalmente.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Bosques da Noruega
origem: Noruega
esperança de vida: 15 anos
peso: 2 para 8 kg
__________________________
Este felino é conhecido como o gato encantado das florestas escandinavas. Os Vikings chamavam-lhe “Fada da floresta”, uma vez que o gato se desenvolveu naturalmente em territórios próximos dos humanos. A silhueta do Bosques da Noruega tornou-se familiar aos habitantes do seu país ao vaguear pelas florestas e campos rurais em busca das sua pequenas presas. Calcula-se que estes dóceis felinos, já vivam nas florestas norueguesas desde 1000 a.C.
Pensa-se que esta raça descenda do Angorá Turco, levado para a Escandinávia por marinheiros Vikings. Isto porque as cores da pelagem os gatos noruegueses partilham a mesma cor da pelagem com os gatos turcos, padrões raros no resto da Europa. O gato teve de se adaptar ao rude clima das Florestas Norueguesas. O frio, a chuva, a neve e o granizo, obrigou o grande felino a resguardar-se com uma pelagem impermeável e quase estanque. O seu corpo fortaleceu-se e tornou-se num imponente gato de pêlo semi-longo.
Foi na década de 30 do século XX, que o Bosques da Noruega começou a ser valorizado no seu país de origem. Até meados do século XX foi mantido dentro das fronteiras norueguesas pelo que era desconhecido nos restantes países. Na década de 70 do mesmo século, começou a aparecer nas feiras e exposições felinas onde hoje já conquistou um lugar de destaque. Foi reconhecido em 1977 pela FIFé.
Dócil e tolerante, o Bosques da Noruega é calmo e de humor estável. Gosta de ser acariciado e mimado. Aprecia a companhia de outros animais tornando-se por vezes companheiro inseparável do cão da família.
É um bom trepador e adora mostrar a sua supremacia. Dotado de uma inteligência e de uma curiosidade fora do comum, segue furtivamente os donos, investigando todas as suas actividades com o maior interesse. Bastante territorial e desconfiado em relação a estranhos, as visitas são alvo de uma minuciosa inspecção.
Aventureiro e brincalhão o Gato Bosques da Noruega é um animal activo, que gosta de passear no exterior. Há mesmo quem afirme que o gato é capaz de pescar. É bastante territorial.
Tem um amadurecimento lento e alguns podem só atingir a idade adulta aos 4 anos.
O corpo do Bosques da Noruega deve ser grande, forte e musculoso, alongado e com uma sólida ossatura. Os machos podem atingir os 7 kg e as fêmeas 5 kg.
A cabeça, vista de frente, deve formar um triângulo equilátero. Da cabeça destaca-se o longo nariz coberto com pêlo da mesma cor do restante corpo. As orelhas são grandes com pontas "afiadas". São largas na base, estão implantadas no cimo da cabeça prolongando a linha do crânio, têm tufos de lince nas pontas e tufos de pêlo mais comprido no interior encaracolando-se ligeiramente para trás. Os olhos são ovais e podem ser encontrados em todas as cores, dependendo da pelagem. O perfil alongado, deve manter-se rectilíneo e sem stop até um pouco acima das sobrancelhas. O queixo é forte mas não pronunciado.
Alto de patas, deve ter as pernas posteriores mais altas que as anteriores. Tanto as pernas como as patas são bastante grossas denotando uma adaptação natural às agrestes condições climatéricas do seu país natal. Aliás, todo o corpo é bastante robusto. A cauda longa e tufada, deve chegar pelo menos à base do pescoço.No Bosques da Noruega são aceites todas as cores que podemos observar nos gatos rafeiros. Têm uma pelagem dupla que é à prova de água e o protege do frio do Inverno. O sub-pêlo lanoso é recoberto por uma pelagem impermeável. Este manto lustroso cobre o dorso e os flancos.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Burmilla
origem: Reino Unido
data de origem: 1981
esperança de vida: 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 7 para 9 kg
__________________________
Esta raça é provavelmente uma das mais recentes. Surgiu em 1981 a partir do cruzamento não intencional de um exemplar da raça Birmanesa com outro da raça Chinchila. O seu belo manto macio logo cativou alguns admiradores que rapidamente juntaram esforços no sentido de fazer deste gato, uma raça reconhecida internacionalmente. Embora ainda não aceite em todos os países, já é reconhecido pela FIFe. Foi o Burmilla que deu origem ao grupo de gatos asiáticos.
Este gato é geralmente muito divertido gostando muito de interagir com os vários elementos do seu meio. Fazendo jus à sua origem, não é tão turbulento como o Birmanês, mas é mais sociável que o Chinchila. Gosta também de atenção, mas não os pede com tanta frequência e insistência como os gatos de pêlo comprido. Apesar de ser uma raça recente, é um gato bastante equilibrado.
O Burmilla é um gato de porte médio. Elegante, faz parte do grupo dos asiáticos.A pequena cabeça arredondada é marcada pelo nariz avermelhado que se destaca do conjunto. As orelhas são de tamanho médio com as pontas ligeiramente arredondadas. Os seus olhos verdes são grandes quando comparados com o tamanho total da cabeça. Em gatos com pelagem tartaruga ou creme a cor âmbar é permitida. As pernas são finas e a cauda é média ou longa com anéis malhados.A pelagem é curta e densa. Todos os Burmilla têm um sombreado prateado. As variedades de cores são: preto ou marinho/Azul/Chocolate/Lilás/Canela/Fulvo sombreado a prata. E ainda, vermelho, creme, tartaruga com sombra prata.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Bobtail Japonês
Origem: Japão
Esperança de vida: 9 a 15 anos
Classificação: Pêlo curto/Semi longo
Peso: 2 para 4 Kg
__________________________
Gatos com caudas deformadas estão bem documentados em várias partes da Ásia: os genes responsáveis por essa mutação foram provavelmente introduzidos com os primeiros gatos levados da China para o Japão há cerca de 1.000 anos. Os gatos asiáticos com caudas curtas e eriçadas podem compartilhar de um ancestralidade comum com o Bobtail Japonês, mas não existe ligação nenhuma entre o Bobtail e o Manx. Atualmente, sabe-se apenas que ocorreram mutações inteiramente distintas.
No Japão, seu país de origem e local onde possui uma extensa história, essa raça é considerada o símbolo da amizade. Quando está sentado, é comum levantar uma das mãos, esse gesto, segundo a crença popular japonesa, traz boa sorte. Essa crença é tão levada a sério pelos japoneses que, é comum vermos gravuras e modelos dos "gatos que acenam" nas portas de estabelecimentos japoneses para saudar os visitantes.
Embora o Bobtail tenha raízes no extremo Oriente do século VII, apenas recentemente os japoneses se mostraram interessados em expor esta raça. Foram os americanos, no final da década de 1960, os responsáveis pela sua maior divulgação. Contudo, esta raça ainda é considerada rara.
Em relação as cores do Bobtail Japonês, as mais apreciadas são a preta, branca e vermelha, seja em cor única ou nas combinações bicolor ou tricolor. Estas são conhecidas no Japão como por Mi-ke (feliz). São aceitos também os Bobtails de cores diferentes, desde que o desenho da pelagem não seja como os do Siamês ou do Abissínio.
Com corpo esguio, mas dotado de boa musculatura, o Bobtail Japonês é um gato elegante. As suas pernas são compridas e esguias, sendo que as traseiras mais compridas do que as dianteiras. Possui pêlos de comprimento médio, macios como seda, mas resistentes. A cauda possui no máximo 8 ou 10 cm de comprimento. Esta, mantida em posição curva, parece inexistente, como nos coelhos.Os primeiros gatos domésticos que chegaram ao Japão vieram da China e provavelmente da Korea há no mínimo 1.000 anos atrás.
Somente em 1968 o Bobtail chegou aos EUA importados do Japão. Todos os exemplares da raça, no mundo, descendem de ancestrais nascidos no próprio Japão.
Eles podem apresentar pêlo curto ou longo.São fortes e saudáveis, os recém-nascidos são maiores do que os de outras raças e costumam se desenvolver mais rapidamente também. Seus filhotes são resistentes à doenças e com baixa taxa de mortalidade.São ativos, inteligentes e "faladores", adoram a companhia humana e gostam de andar no ombro dos donos.
Não se estressam com facilidade, tolerando bem viajens, exposições e se dão bem com outros animais e crianças.Sua cauda pequena é característica da raça, sendo única e individual, como uma impressão digital.Não existem duas caudas iguais.A cauda não deve ter mais do que 3 polegadas e se harmonizar com o resto do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário