quarta-feira, 6 de maio de 2009

Raças de gato com a letra C

Chartrex

origem: França
data de origem: Idade Média
esperança de vida: 10 a 12 anos
peso: 3 para 8 kg
__________________________
O Chartreux descende muito provavelmente de gatos sírios. Foi exportado para França por volta do século XVIII, através das rotas marítimas mantidas com o Oriente.
O Chartreux conheceu grande popularidade e foi apelidado pelo filósofo francês Buffon de "O Gato da França".
A criação de Chartreux em França, começa por volta de 1930 quando as irmãs Léger se instalam em Belle-Ille-sur-Mer, uma ilha da Bretanha francesa, e a sua atenção se centra em alguns gatos locais de cor azul e olhos dourados.
O primeiro standart da raça foi publicado em 1939. Os Chartreux foram exemplares de belos olhos cobre, sem modificar a pelagem e a morfologia da raça. No fim da II Guerra Mundial, o Chartreux estava praticamente extinto e nos anos 60 e 70 alguns criadores praticaram cruzamentos sucessivos de Chartreux com British azuis. Esta prática tornou-se tão comum que em 1970 a FIFe (Federação Internacional Felinicultura) decidiu juntar as duas raças numa só. E, pouco a pouco, o Chartreux foi perdendo a sua autenticidade assemelhando-se cada vez mais ao British azul.
O Presidente do clube do gato Chartreux na altura, Jean Simonner, com o receio de ver perder a raça como estava descrita desde o século XVIII, conseguiu provar as características próprias desta antiga raça francesa. E em 1977, a FIFe separou de novo as duas raças e proibiu os cruzamentos entre elas. A partir daqui as duas raças aparecem claramente diferenciadas e os gatos do tipo intermédio foram progressivamente desaparecendo. O Chartreux tinha finalmente recuperado a sua imagem e posição no mundo da Felinicultura. Sendo uma raça francesa, é bastante protegida neste país.
Adoram brincar mas mantêm uma certa dose de independência em relação à sua família humana. São eles que "adoptam" o dono contudo, quando querem companhia, são capazes de o seguir por toda a casa e dormir aos pés da sua cama.
Regra geral, os exemplares desta raça são fáceis de criar e cuidar. Para conservar o aspecto lanoso da sua pelagem, deve ser escovado regularmente. Especialmente na época da muda, altura em que deve ser escovado mas vezes, pois estes gatos perdem muito pêlo.
Por curiosidade, a sua pelagem é tão fabulosa, que em épocas mais remotas foram muitos os peleiros que se interessam por este gato, devido ás características da sua cor e ao facto da pelagem ter uma textura semelhante à da lontra.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Colourpoint de Pêlo Curto

origem: Tailândia
esperança de vida: 15 a 20 anos
evolução da raça: Siamês, mas com variação da cor das extremidades
peso: 2 para 5 kg
__________________________
Na Grã-Bretanha e na Australásia, o termo Siamês abrange todas as cores e padrões do manto dos gatos de pêlo Curto. Na América do Norte, o Colorpoint de Pêlo Curto é o nome que algumas associações de registo dão aos gatos Siameses com pontas de cores não tradicionais: cor creme, listas tabby ou tartaruga. Na América do Norte, os Tabby Points também se chamam Lynx Points.
O Colourpoint de Pêlo Curto tem todas as característas de um Siamês, incluindo os olhos azuis, mas o Colourpoint Point é muito mais parecido com um Siamês tradicional. Precisa de poucos cuidados com o pêlo. É um gato médio, esbelto, face alongada e triangular, olhos azuis oblíquos bastante espaçados, orelhas grandes e espetadas que continuam a linha da face, pernas esguias mas musculosas e cauda comprida e afilada que termina numa ponta fina. O manto pointed ou colorpoint é muito curto, fino e lustroso. Eles tem um temperamento Absorventes, enérgicos e inteligentes.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Cymric
País: Canadá
Ancestrais: Manx Pêlo Longo.
Origem: Década de 1960
Temperamento:Inteligente
__________________________
O Cymric é a forma de pêlo longo do Manx, e distingue-se por uma total ausência da cauda. As variedades do Manx; Rumpie, Stumpie e Longie também ocorrem nesta raça.
O Cymric (do galês "Cumric", como se pronuncia tradicionalmente) nunca se acasala com outro gato da mesma raça, devido ao gene letal associado à falta da cauda. São usados então Cymrics de cauda mais onga, que desempenham um importante papel nos programas de reprodução.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Colourpoint de Pêlo Comprido
origem: Reino Unido e EUA
esperança de vida: 15 a 20 anos
evolução da raça: Siamês e raças de pêlo comprido
peso: 4 para 6 kg
__________________________
É conhecido por Colourpoint de Pêlo Comprido, mas chamam-lhe Himalaico na América do Norte.
É um gato Persa, mas com o padrão pointed do Siamês. Nariz arrebitado, cabeça redonda, corpo forte e comprido e pêlo longo e sedoso são características do Persa, com um magestoso rufo no pescoço. O pêlo do corpo é branco ou bege com pontas contrastantes em cores sólidas ou em padrão tartaruga ou tabby.
Gato compacto, médio a grande, com uma cabeça redonda, nariz arrebitado e faces cheias; orelhas pequenas e redondas, pernas curtas e fortes e uma cauda curta e felpuda. Os olhos grandes e redondos são azuis-claros e o pêlo é comprido, grosso e sedoso. precisa de cuidados diários com o pêlo.
Não é muito vocal, mas sim dócil, meigo e amigável. Descontraído e sociável, gosta de crianças e da companhia de outros animais.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Cornish Rex
origem: Grã-Bretanha
esperança de vida: 9-15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 2 para 4 kg
__________________________
Gato muito original, com um corte de pêlo de "última moda" o Rex surgiu numa ninhada de gatos numa quinta na Cornualha em Inglaterra, em 1950. Diferente de todos os seus irmãos, o animal acasalou posteriormente com a sua mãe (técnica usada pelos geneticistas no desenvolvimento das raças), dando origem à raça genuína. O seu nome deriva da sua cidade de Origem e de uma raça de coelho francesa (o Rex!), que partilha com o gato o magnifico pêlo macio. Os gatos Rex foram reconhecidos oficialmente em 1967 na Grã-Bretanha e em 1979 nos Estados Unidos. Actualmente são aceites em exposições de todo o mundo.Mimado e divertido, adora viver com as pessoas, necessitando de cotacto físico com o dono, do qual depende na sa totalidade. Sendo brioso e brincalhão, bem como carinhoso, é ideal para crianças e pessoas idosas, no entanto, por vezes pode ser um pouco agressivo, dependente das situações.
Aparência atlética, com o corpo comprido e esguio; cabeça triangular e nariz comprido; orelhas grandes e ligeiramente arredondadas na ponta; olhos de tamanho médio e formato oval, com cor igual á Pêlo; patas muito compridas e esguias; cauda comprida e extremamente flexível.
Como curiosidade refira-se que a sua temperatura corporal é superior em cerca de um grau á normal, situando-se nos 38-39 graus. Por este facto o seu consumo de energia é maior, pelo que o seu apetite aumenta proporcionalmente. Sensível a variações de temperatura.


Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/cats.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário