quarta-feira, 6 de maio de 2009

Raças de gato com a letra D

Devon Rex
origem: Grã-Bretanha
esperança de vida: 9 - 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 2 para 4 kg
__________________________
O Devon Rex deve a sua designação ao coelho Rex, que tem pêlo encaracolado, sendo esta a característica de destaque nesta raça felina. O Devon Rex surgiu numa altura em que o Cornish Rex alcançava notoriedade nas exposições de 1960, daí pensar-se que a 2ª mutação do Rex fosse uma forma de Cornish Rex. No entanto, do acasalamento destes gatos não resultou qualquer cria Rex, confirmando a sua diferença genética. A pelagem do Devon Rex é distintiva, pois apresenta camadas de pêlos superiores e de subpêlo, sendo estes mais retorcidos do que os de mutação Cornish. A criação do Devon Rex surgiu a partir de 1960, na Grã-Bretanha, quando em Devon, Inglaterra, uma mulher usando um gato bege de pêlo encaracolado, acasalou-o com a sua gata. Uma das crias resultantes surgiu então com o pêlo semelhante ao do progenitor, encaracolado. O Devon Rex foi reconhecido pela primeira vez em 1967. São companheiros vivos, amistosos e brincalhões. É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada.

Pelo

Curto, fino, macio, ondulado e encaracolado.Com excepção dos bicolores, todas as cores e estalões são reconhecidos.

Branco: Como todos os Devon Rex são gatos musculosos, têm um distinto ar Foreign (gato com aspecto ágil e ossatura fina, como o Siamês). As orelhas são grandes e largas, estão situadas num nível baixo do crânio, precisam de ser limpas regularmente, com algodão. Creme: Possui um corpo duro e musculoso; o seu pescoço é especialmente elegante; o focinho é cuneiforme e as grandes orelhas dão-lhe um ar traquina. Esta variante em particular não deve ficar na rua, expostos ao frio e à humidade, durante longos períodos.

Azul: A precursora desta raça tinha uma cor cinzento-fumo, sendo o Azul a coloração que mais se aproxima da original. A depressão nasal que esta raça apresenta no nariz é notável. Um sinal de contentamento patente neste gato é o abanar da cauda, quando por norma este sinal na maioria dos casos é sinal de desaprovação. À semelhança das outras variantes possui um focinho cuneiforme, com malares proeminentes; os olhos enviesam em direcção do limite exterior das orelhas.

Creme e Branco: A distribuição das manchas creme e brancas é menos importante do que a qualidade da pelagem. As áreas creme são homogéneas no gato adulto, no entanto, nas crias poderão existir manchas.
Azul-creme e Branco: Como membro do grupo Tartaruga, o Devon Rex Azul-creme e Branco é uma variedade essencialmente feminina; qualquer macho que nasça é quase certamente estéril. As peladas são um grande defeito nestes gatos, no entanto, aceita-se que os seus frágeis bigodes se quebrem com facilidade. O corpo ergue-se acima das patas, o focinho é curto e tem umas longas patas traseiras; a cauda é comprida.
Fumado Preto: O Preto é muitas vezes preferido devido ao seu bonito contraste. As patas anteriores de alguns gatos adultos podem parecer arqueadas, mas é uma ilusão resultante da amplitude do peito e não de uma fraqueza. Tem uma pelagem ondulada e a cauda está bem coberta de pêlo, mas não é peluda.
Fumado Branco e Preto: As áreas pretas e brancas devem estar bem definidas. As orelhas e o focinho do Devon Rex são as características que mais os distingue dos Cornish Rex. O afinamento da qualidade da pelagem é o mais importante para os criadores. O corpo é duro, elegante, musculoso e alongado; as orelhas são grandes, com cobertura de pêlo fino com tendência para tufos de pêlos nas pontas; a cauda tem uma boa cobertura pilosa.
Si-Rex Point Tabby Creme: A designação Si-Rex aplica-se a gatos com pontas semelhantes às dos Siameses. A qualidade da pelagem é muito importante nesta raça, no entanto, as crias só desenvolvem uma pelagem completa por volta dos dezoito meses. Um factor identificativo desta variedade é as marcas na pelugem mais escuras, nas pontas das áreas de coloração creme. O crânio é chato, as patas elegantes e a pelugem mais abundante nos adultos.
Tabby Castanha: Possui grandes malares e pequenos focinhos. As marcas de pelugem mais escuras realçam na cabeça, nas patas e na cauda. A pelagem curta evidencia a forma do corpo elegante e musculada; possui um peito amplo; os bigodes são frágeis e enrugados; marcas tabby (marcas na pelugem, que podem ser às riscas, aos borrões ou às manchas ) mais escuras nas patas dianteiras e na cauda.
Tabby Tartaruga Silver: São conhecidos na América do Norte como "Torbies" ou "Tabbies com manchas Tartaruga".Como todas as formas Tartaruga, estes gatos, são quase invariavelmente, fêmeas. nos Tabbies Tartaruga, as marcas tabby substituem a cor branca presente na pelagem de um tartaruga. As orelhas encontram-se num nível baixo do crânio; o queixo é forte; o corpo é musculoso, mas elegante e a cauda não pode apresentar qualquer nodosidade.
Tabby Vermelho Silver: Apresenta uma coloração de tonalidade vermelha. Os bigodes são quebradiços e partem-se facilmente; membros posteriores longos e musculados; pelagem ondulada e encrespada, em especial no dorso e flancos.
Observações
É de uma forma geral em todas as variantes, um gato musculoso e elegante; bigodes quebradiços e pelagem ondulada.Um pêlo bem cuidado ajuda a valorizar a ondulação natural da pelagem do Devon Rex Uma das melhores maneiras de tratar a pelagem distintiva destes gatos é massajá-la com as mãos. O brilho será maior se depois se passar um pano de seda. Um banho quente de farelo é também muito bom para o pêlo destes gatos, uma boa massagem ajuda a absorver a gordura. O farelo deve depois ser escovado e a pelagem polida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário