quarta-feira, 13 de maio de 2009

Raças de gato coma a letra S

Sagrado da Birmânia
origem: Birmânia/França
data de origem: século XV
esperança de vida: 15 a 20 anos
classificação: Pêlo Semi-Longo
peso: 4 para 8 kg
tamanho: Médio-Grande
Tipo de pêlo: Simi-longo
__________________________
Calcula-se que este gato descenda dos gatos dos templos da Birmânia. Segundo a lenda, um gato branco puro era um dos companheiros sagrados de uma Deusa dourada com olhos azuis. Quando o seu templo foi atacado, o pêlo do gato tingiu-se de dourado e os seus olhos tornaram-se azuis, o que levou os monges a reagir e a proteger a Deusa. Os outros gatos do templo também receberam estas cores e diz-se que o Birman descende de um deles, cruzado com um Persa ou Siamês. Em alternativa, algumas pessoas acreditam que o Birman é obra de criadores franceses, mas esta teoria não é muito popular.
Esta raça, com prováveis origens ancestrais apenas conheceu algum crescimento no mundo ocidental no final da primeira metade do século XX. Na verdade, o estalão que o descreve hoje é resultado de uma atenção primordial dos criadores e possivelmente estará um pouco longe do original que descrevem as lendas budistas.
Social por excelência, estabelece rapidamente um bom relacionamento quer com o Homem quer com alguns animais. Calmo e brincalhão, gosta muito de crianças.
É um gato grande. A cabeça é arredondada em que o nariz não sobressai pelo tamanho mas sim pela ponta mais escura que o restante. As orelhas são médias com pontas arredondadas. Os olhos são redondos de cor azul-safira. As pernas são grossas e as patas grandes, redondas e com pêlo de tamanha médio e bastante solto. A cauda é felpuda e comprida.
Este gato colorpoint tem umas características luvas e botas brancas. O Sagrado da Birmânia existe em seal, azul, chocolate, lilás, vermelho, creme em colorpoint, tabby, tortie ou torbie. Recentemente apareceram noutras cores como silver, smoke, cinnamon, fawn, caramelo, entre outros, que ainda não foram aprovados pelo stardard. Existem algumas variantes desta raça, no entanto não existe grande consenso relativamente à descrição pormenorizada de cada variante.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Siamês

origem: Sião, actual Tailândia
esperança de vida: Mais de 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 2 para 5 kg
tamanho: Médio
tipo de pêlo: Curto
__________________________
Os Siamês é um dos gatos mais fáceis de identificar, devido à sua distinta pelagem. De constituição física esbelta, com um temperamento ao mesmo tempo majestoso e ternurento, o Siamês é sem dúvida um dos gatos mais atraentes e populares do mundo. A história do Siamês está ainda envolta em mistério e pouco se sabe acerca das suas raízes. A Biblioteca Nacional de Banguecoque, possui uma colecção de manuscritos que datam do século XIV, nos quais é descrito um gato de tipo Siamês, chamado "vichien mas". Estes registos indicam, contudo, que o gato estava já estabelecido na região. Dois séculos depois, o naturalista Pallas descreveu uma raça de gatos que encontrou na Ásia Central: tinham corpo branco e as patas, orelhas e a cauda escuras. No Sião, antiga Tailândia, estes gatos eram venerados tanto por monges Budistas como pela altas classes da sociedade. Esta raça eventualmente foi adoptada como o Gato Real do Sião e só podia ser obtida com autorização do Rei que os cedia do seu palácio.
Os Siameses foram introduzidos na Inglaterra em finais do século XIX. Foram uma oferta ao embaixador inglês no território, que os trouxe para casa. Em 1871, surgiu pela primeira vez um Siamês numa exposição britânica. A raça tornou-se rapidamente popular e não demorou muito a chegar aos Estados Unidos. Não foi só o temperamento incomum que o tornou tão popular. Os Ingleses, responsáveis pelo apuramento da raça, ficaram encantados com o contraste belíssimo das suas cores e com o corpo marfim e as extremidades em castanho escuro quase preto. A variante original dava pelo nome de Seal Point, sendo um pouco diferente do Siamês actual, com a cabeça, olhos e corpo arredondados. Contudo, esta variente continua ainda hoje a ser a mais conhecida.
É o gato doméstico mais extrovertido de todos, extremamente inteligente e apegado ao dono. Vivaz e exuberante, é uma das raças de gatos mais vocais, não hesitando em miar sempre que quer interagir com o dono.Os Siameses são bastante independentes, dentro do universo felino. Bastante dócil e carinhoso, o Siamês gosta de ser mimado. Estes gatos são menos activos à noite do que os seus parentes, uma vez que devido à cor dos olhos, não conseguem ver tão bem no escuro.
Esbelto, o Siamês tem um corpo longo, de aspecto atlético. De médio porte, o Siamês pesa entre 2 a 5 kg. Uma das características que se tem acentuado no Siamês é o comprimento e magreza do corpo. Acredita-se que os primeiros Siameses a serem importados eram mais pesados do que aqueles criados actualmente. Outra característica exigida nos primeiros estalões era de que o Siamês tivesse os olhos trocados, semelhante ao estrabismo, e que tivesse a cauda dobrada. Hoje em dia estas características são consideradas indesejáveis e têm sido progressivamente eliminadas.A cabeça do Siamês é bastante típica da raça: triangular, comprida e estreita terminando num nariz comprido e ornada com orelhas grandes e pontiagudas. Pensa-se que, originalmente, estes gatos tivessem as orelhas mais pequenas. Os olhos são amendoados, de cor azul safira. As patas finas e longas combinam com a cauda comprida e esguia.
Curto e de textura fina com um aspecto lustroso, as extremidades possuem sombras acinzentadas. O chocolat point siamês tem um pêlo mais escuro, com o focinho castanho escuro.
Os Siameses apresentam as extremidades escuras, mas nascem com uma cor sólida. Isto deve-se, curiosamente, à temperatura. As zonas mais frias do gato pintam-se de escuro com o tempo. Nas regiões mais quentes, os Siameses são mais claros. Os primeiros Siameses importados da Tailândia eram mais claros do que os Siameses que se encontram agora no Ocidente.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Sokoke
origem: Quénia
data de origem: 1978
tamanho: médio
tipo de pêlo: Curto
__________________________
Originário das florestas do Quênia, os antepassados deste gato foram domesticados pela primeira vez pela tribo dos Giriama. A fazendeira Jeni Slater encontrou uma ninhada em 1978 e desenvolveu a raça, acrescentando-lhes novas características. De aparência selvagem, é na verdade um excelente companheiro de brincadeiras, muito afetuosos e ligado ao dono. O Sokoke é muito ativo e independente, mas aprecia a companhia humana. É muito falante e possui uma voz forte e sonora. É muito inteligente e comunicativo.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Scottish Fold

origem:Escócia
esperança de vida:12-14 anos
classificação:Pêlo Curto
peso:2 para 6 kg
tamanho: Médio
__________________________
A particularidade desta raça, assim como nos Curl Americanos, é que têm as orelhas dobradas sobre o crânio, o que dá aos gatos um charme e uma beleza únicos. William Ross, um pastor da zona de Coupar Angus, na Escócia descobriu em 1951 uma gata, de nome Susie, em uma fazenda próxima, que tinha as orelhas curvadas sobre a cabeça. Ross pediu para ficar com uma das crias, uma gata branca de pêlo curto que foi chamada de Snooks. A partir daí, Ross usou Snooks para dar origem a esta raça que tantos corações conquistou na América e em todo o mundo, o Scottish Fold.
Os gatos desta raça podem ter as orelhas dobradas ou orelhas normais. Os animais que têm a orelha dobrada são portadores de um gene dominante incompleto, resultado de uma mutação genética espontânea. As crias nascem com as orelhas normais e só depois de três a quatro semanas é que elas adquirem a curvatura, ou não.
Só os animais com as orelhas dobradas é que podem participar de competições, por isso e como nem todas as crias têm essa característica, às vezes é difícil para os criadores atender à procura de gatos desta raça. Recentemente, Norton, um Scottish Fold esteve nas páginas da People’s Magazine, quando o seu dono, Peter Gathiers, escreveu dois livros sobre as viagens que fez com seu gato pela Europa( “O gato que foi para Paris”, e “O gato no estrangeiro”).
É um animal muito dócil e a companhia ideal para pessoas de todas as idades. Geralmente convive muito bem com outros animais de estimação, incluindo cães. Adaptam-se a vida familiar de uma forma muito fácil. É um gato elegante, que dificilmente passa sem ser percebido, já que a sua aparência é totalmente fora do comum. Muitas pessoas apelidam o Scottish Fold de “ursinho de peluche”, ou “Coruja”, justamente pelo formato incomum das suas orelhas.
No surgimento da raça, quando quase ninguém conhecia a raça e as suas origens, pensava-se que a forma da sua orelha poderia provocar infecções, ou mesmo que os animais poderiam ficar surdos. Felizmente, todas essas suspeitas acabaram por tornar-se infundadas. A sobrevivência desta raça só foi possível graças ao cruzamento com gatos Pêlo-Curto Americanos e Pêlo-Curto Ingleses. Os Scottish Fold envelhecem de uma maneira muito suave, podendo viver até 19 anos, sendo que alguns gatos de exposição, passaram mais de 10 anos nas lides de competição.
O Scottish Fold apresenta uma estrutura óssea mediana, com um dorso arredondado e volumoso, cabeça bem formada e redonda, com queixo e mandíbulas fortes, nariz curto com ligeiro “stop”, e pescoço forte e musculoso. Os olhos são bem grandes, redondos e abertos com uma expressão doce, e geralmente da cor da pelagem. As orelhas do Scottish Fold são sua maior peculiaridade, de maneira que apresentam-se dobradas para a frente e para baixo, como um “boné” . As patas são curtas e robustas, com coxas musculosas e a cauda, em forma de pluma nos animais de pêlo longo deve ser flexível e ter, no mínimo, dois terços do comprimento do corpo.
Nos animais de pêlo curto, o manto tem um comprimento uniforme, denso, sedoso, macio e com uma textura leve, que pode variar de acordo com as regiões onde vive e com o clima em que está inserido. Nos animais de pêlo longo, o manto é mais denso na face e no corpo, sendo também aceite uma pelagem mais curta nas pernas e face. A cauda tem a forma de pluma, com tufos de pêlo nos dedos e nas orelhas.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Siberian
origem: Rússia Ocidental
esperança de vida: 15 a 20 anos
peso: 5 para 9 kg
data de origem: c.1000
tamanho: Grande
tipo de pêlo: médio
__________________________
O Siberiano desenvolveu-se na Rússia a partir de gatos domésticos e de quinta e pouco conhecido fora do país Natal até à década de 80 do século passado, quando a raça foi registada pela primeira vez em São Petersburgo. Hoje é reconhecida em todo o mundo.
Gato grande, forte e bem musculado, com a cabeça larga, olhos grandes, ovais e ligeiramente oblíquos, orelhas arredondadas e viradas para fora, pernas musculosas e uma cauda emplumada com a ponta arrendondada. O subpêlo denso está coberto por um manto longo e espesso, mais comprido no pescoço.
Pensa-se atualmente que estes gatos possam ter sido a forma ancestral de todas as raças de pêlo longo, incluindo os Persas e Angorás originais. Não está esclarecido quando esta mutação de pelagem ocorreu pela primeira vez, mas existem algumas provas que sugerem a presença destes gatos há mais de mil anos, com muito poucas alterações durante esse tempo. Estudos realizados na antiga União Soviética mostraram que a maior incidência do gene de pêlo longo é na vizinhança de São Petersburgo (antiga Leningrado), e parece provável que esses gatos tenham surgido primeiro na parte setentrional do país. A espessura extra da pelagem teria sido muito benéfica nas duras condições climáticas dessa região. Embora conhecidos fora de seu país natal, os Gatos Siberianos são relativamente escassos.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Somali
origem: Canada/EUA
esperança de vida: 12-14 anos
classificação: Pêlo Semi-Longo
peso: 3 para 5 kg
tamanho:Médio
__________________________
O Somali pode ser visto como um Abissínio de pêlo longo, originado de um inesperada introdução de um gene recessivo de um gato Abissínio. O que continua a ser um mistério, é como o gene foi introduzido nesse gato. Depois da 2ª Guerra Mundial, dizia-se que havia apenas uma dúzia de exemplares de gatos Abissínios, e as ninhadas destes gatos (muitas de origem e procedência desconhecida) foram cruzadas com gatos de Inglaterra e de outras regiões.
Esta mistura de “ingredientes desconhecidos” pode explicar em parte a introdução do gene de pêlo longo nos Abissínios. Se um animal tiver o gene de pêlo curto como dominante, só irão nascer filhotes de pêlo curto, a única excepção é feita quando os dois animais cruzados tiverem o gene de pelo longo como dominante; neste caso, a cria pode ser de pêlo longo ou pêlo curto. O primeiro caso de Abissínios com o pêlo longo aconteceu com animais canadianos, americanos, australianos e neozelandeses. Estes primeiros Somalis “primitivos” a princípio foram totalmente discriminados pelos seus criadores, que tinham vergonha de mostrarem as crias de pêlo longo. A situação só mudou quando alguns criadores pensaram em aperfeiçoar a nova linhagem de Abissínios de pêlo longo até poderem ser considerados uma nova raça, os Somalis.
Evelyn Mague foi uma das pioneiras na criação de Abissínios de pêlo longo nos Estados Unidos, o que a transformou também numa das precursoras da criação de Somalis. Foi Evelyn quem baptizou a raça com o nome de Somali, já que a Somália é um país vizinho da antiga Abissínia. Ate serem aceites na Cat’s Fanciers Association (CFA), em 1979, os criadores de Somalis foram criticados e ridicularizados em exposições e por outros criadores já que todos achavam que os gatos não passavam de uma anomalia genética e nunca poderia ser considerado uma raça. Hoje em dia, a raça está difundida em quase todo o mundo, principalmente nos Estados Unidos e na Austrália, mas também na Europa e no Japão.
Os gatos Somali são animais inteligentes, muito ágeis e com muito vigor, brincalhões, amigos, bem humorados e extremamente sociáveis, apesar de não serem tão extrovertidos como os Abissínios. Os Somalis não gostam de passar muito tempo dentro de casa, mas quando estão em contacto com a família, comunicam-se muito bem com as pessoas, fazendo-o de uma forma muito suave e agradável. Tem rompantes de energia, gostando de brincar com bolas e brinquedos e saltar como um macaco. Algumas vezes seguram brinquedos ou a própria comida como se fossem um macaquinho. Alguns animais têm a capacidade de abrir torneiras, tudo com o intuito de brincar com a água, uma das suas distracções favoritas.
O Somali tem um corpo médio, elegante, com bom desenvolvimento muscular, com boas proporções, sendo um pouco maior em tamanho do que o Abissínio e com ossos mais largos do que o Siamês. A cabeça é moderada, cuneiforme, com um nariz médio de cor rosada e um queixo arredondado; orelhas grandes, com tufos, afastadas e pontiagudas, parecendo estarem sempre alerta; olhos grandes e expressivos cor de avelã, âmbar ou verdes, com pálpebras escuras, dando a impressão de usar “óculos” que rodeiam seus olhos amendoados. A cauda do Somali é comprida, grossa na base, afunilada e bastante peluda, com forma de escova, parecendo uma raposa. Os animais desta raça tem pernas compridas e esguias, proporcionais ao corpo, com mãos pequenas e ovais, com almofadas rosadas e tufos entre os dedos.
Os Somali têm um pêlo médio, relativamente longo, mas curto nos ombros; sedoso, com uma textura fina, suave ao toque e quanto mais denso for o pêlo, melhor. O subpêlo deve ser claro com malhas cor de chocolate para produzir um efeito de prata com tons de pêssego.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Snowshoe
origem: Estados Unidos da América
data de origem: 1960s
evolução da raça: Siamês, American Shorthair
peso: 3 para 6 kg
tamanho: médio
tipo de pêlo: Curto
__________________________
Apesar de muito parecido com os gatos “sialatas” encontrados por todo o Brasil, o snowshoe é uma raça reconhecida por várias entidades no mundo inteiro e com características bem particulares.
Os primeiros exemplares dessa raça surgiram na década de 60 quando a americana Dorothy Hinds-Daugherty, criadora de siameses na Filadélfia, notou que três filhotes de siameses tinham manchas brancas em suas patas. Iniciou-se então a criação de uma nova raça, introduzindo o American Shorthair (Pêlo Curto Americano) que deu maior robustez a esses gatos ponteados com características manchas brancas.

A ACA (American Cat Association) reconheceu a raça em 1974 mesma época em que a Cat Fanciers Federation (CFF) permitiu registros desses gatos na categoria de raça experimental. Mas, apenas após seu reconhecimento pela TICA na década de 80 a raça se tornou mais popular, apesar de ainda continuar a ser considerada uma raça rara no mundo todo.
O Snowshoe é um musculoso gato de porte médio podendo, o macho, pesar até 5,4kg. Seus olhos, grandes e ovais, são sempre azuis.
Sua característica mais marcante é, sem dúvida, marcação de sua pelagem: ponteada com manchas brancas na face, no peito e na ponta das patas. Os filhotes nascem totalmente brancos e só com alguns dias ou mesmo semanas de vida a sua marcação aparece. O escurecimento da marcação continuará por toda a sua vida. Todas as cores permitidas para os siameses são aceitas. Assim é possível encontrar snowshoes com marcação a seal (marrom), azul, lilás, sphynx (tigrada), creme, red, canela, creme, tortie e chocolate, dentre outras.

Os gatos desta raça são bastante inteligentes, enérgicos e brincalhões. São bastante dependentes de seus donos de modo que não se recomenda que eles sejam deixados sozinhos em casa. Caso o dono tenha que se ausentar frequentemente uma boa solução é ter mais de um gatinho para que um faça companhia ao outro.
São também, como os siameses, bastante vocais, porém possuem um miado bastante melodioso.
Essa raça se adapta bem a outros gatos e a animais de outras espécies, inclusive cães. Também será um ótimo companheiro para crianças.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Sphynx
origem: Canada
esperança de vida: 14 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 3 para 7 kl
tamanho: Médio
Tipo de pêlo: Curto
__________________________
O Sphynx, ou Esfinge, destaca-se das outras raças por não ter pêlo. De tempos a tempos, surgem naturalmente gatos sem pêlo nas ninhadas de progenitores com pêlo. Acredita-se que os Astecas criavam gatos sem pêlo. Contudo o Sphynx surge apenas na década de 70 do século XX. Em 1966, nasceu em Toronto, nos Estados Unidos da América, um gato sem pêlo chamado Prune. Mais tarde, uma gata com pêlo e o seu filho sem pêlo foram resgatados de um gatil também na mesma cidade. Foi a partir destes exemplares que a raça se fundou. Na Europa e nos Estados Unidos da América foi introduzido sangue de novos exemplares que surgiram espontaneamente.
Hoje em dia a raça foi já estabilizada, o que permitiu ser reconhecida como raça independente pelas maiores associações de gatos internacionais. Contudo, uma das razões por detrás deste reconhecimento terá sido o facto de evitar a mistura entre o Sphynx e o Devon Rex. Os genes desta raça favorecem a propagação do gene “sem pêlo” às ninhadas.O Sphynx é uma raça extremamente rara, mas que foi muito bem recebida nos Estados Unidos da América.
Sem dúvida um dos mais excêntricos representantes felinos, o Esfinge é um gato muito especial. Brincalhão e activo dá vida a qualquer casa. Tem um temperamento afectuoso e sociável. Dá-se bem com outros gatos e cães. Gosta de ser o centro das atenções e exige um dono dedicado. O Sphynx é um gato inteligente e voluntarioso, sendo fácil de treiná-lo para obedecer a comandos do dono.
Absolutamente inconfundível, dado que não apresenta o tradicional revestimento piloso, o Sphynx não é para todos os gostos.O corpo é de tamanho médio, de ossatura fina, mas musculoso. A cabeça oval termina num nariz curto e exibe orelhas muito grandes e arredondadas na ponta. Os olhos em forma de limão variam de cor conforme o padrão da pelagem. As patas compridas e esguias têm um formato abaulado. A cauda comprida é afilada.
Apesar de ser apelidado de raça sem pêlo, o Sphynx apresenta uma camada fina e rala de pêlos que cobrem a pele. A pele pode apresentar qualquer um dos padrões das outras raças. A pele é enrugada em algumas zonas da cabeça e do corpo, à volta do pescoço e das pernas e lisa no resto do corpo.
Apesar de ser uma raça recente, o Sphynx é já bastante popular no pequeno e grande ecrã. No filme Austin Powers, o gato do Dr. Evil é um Sphynx. Esta raça também já fez uma aparição na série Friends, no espisódio "The One with the Ball".Nos desenhos animados Kim Possible da Disney, a vilã Camille Leone surge sempre com um gato desta raça.No videoclip I Miss You da banda Blink 182, um gato Sphynx aparece em algumas cenas, tendo direito a uma grande plano do focinho.
O Sphynx parece ser um gato mais fácil de manter por não ter pêlo e não exigir escovagens regulares. Contudo, o Sphynx exige banhos frequentes. Como o gato não tem pêlos para absorver a oleosidade, produzida para proteger a pele, esta vai-se acumular rapidamente. Um banho por semana é suficiente para manter a pele limpa. O Sphynx deve também ser limpo todos os dias com um pano próprio para o seu tipo de pele.
A exposição do Sphynx à luz do sol deve ser limitada, uma vez que a pele não está protegida pelo pêlo e as queimaduras solares podem ocorrer.O Sphynx é um gato de interior e não lhe deve ser permitido sair de casa. A falta de pêlo tornam difícil a regulação da temperatura pelo próprio corpo. Estes gatos podem ter frio no inverno, conforme a amplitude térmica da zona onde vive. Regra geral, se o dono estiver confortável com a temperatura ambiente, então o Sphynx também está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário