sexta-feira, 8 de maio de 2009

Raças de gato com a letra M

Maine Coon
origem: Estados Unidos da América
esperança de vida: 9 a 15 anos
classificação: Pêlo Semi-Longo
peso: 4 para 10 kg
tipo de pêlo: Médio
tamanho: grande
__________________________
O Maine Coon é um dos maiores gatos domésticos, com uma aparência impressionante. Este grande gato é uma das raças mais antigas norte-americanas, originária do estado de Maine. De acordo com uma lenda local, acreditava-se que este gato derivou de um cruzamento de um gato selvagem e um guaxinim (racoon) o que é de todo impossível. Lenda esta que originou o nome da raça: Coon do Maine ou Maine Coon! Contudo, é provável que o Maine Coon tenha resultado de cruzamentos entre robustos gatos de pêlo curto de quintas locais e gatos de pêlo comprido trazidos pelos marinheiros provenientes do Médio Oriente, Inglaterra, Russia e Escandinavia . O clima rigoroso da Nova Inglaterra contribui para o desenvolvimento do seu pêlo espesso, característica que aliás partilha com outro parente seu: o Gato Norueguês da Floresta. A apresentação da raça ocorreu no New York Cat Show de 1861 com a apresentação de um exemplar branco e preto chamado "Captain Jenks". O Maine Coon passou por um período de relativa obscuridade quando os Persas e os Siameses foram introduzidos nos Estados Unidos. O Central Maine Coon Cat Club, contribuiu decisivamente para o ressurgimento da raça nos anos 50, gozando actualmente de grande popularidade. Contudo, a raça só foi reconhecida como tal pelo C.F.A e F.I.F.E em 1976 e 1980 respectivamente.
Dado o seu espírito de caçador e grande agilidade, estão mais predispostos para a vida ao ar livre. Convive pacificamente com outros gatos, cães, e outros animais, e é um excelente companheiro para os seus donos.
Possuidor de grande força, pode tornar-se num animal dominante mas não agressivo, muito comunicativo com os donos e exigente em termos de atenção. É um excelente gato para viver em família. Muito sociável, adora o seu dono, que tem por hábito seguir por toda a casa.

Pode não ser um gato de colo, mas adora companhia. Pode parecer independente, mas com a idade tem tendência a aumentar a sua ligação com o dono. Por vezes vocaliza para chamar a atenção.
Inteligente, é um gato fácil de ensinar com brincadeiras, pois o Maine Coon é sobretudo um brincalhão e um gato bem disposto.
Caracteristicas principais a nivel de temperamento: dócil gigante, afectuoso, delicado, enérgico e muito sociável.

O maior dos gatos domesticos: corpo longo, estrutura sólida e musculatura robusta. Cabeça de tamanho média que parece pequena em relaçao ao corpo. Nariz largo, queixo firme, focinho quadrado com maças do rosto salientes. Mandibulas fortes e grandes. Orelhas grandes, pontiagudas, largas na base a terminar em bico com tufos de pêlos nas pontas tipo lince o interior destas encontra-se bem guarnecido de pêlo.
Os olhos são grandes, ligeiramente obliquos mas parecendo arredondados quando totalmente abertos, sao muito afastados. Pescoço médio e musculoso ligeiramente inclinado possuindo um colar de pêlos tipo juba. Patas grandes, altas e musculadas com tufos de pêlos entre os dedos que são igualmente grandes.
A cauda é longa, de tamanho igual ao corpo ou maior, larga na base e fina na extremidade, com pêlos compridos e abundantes.

Pelagem que se adapta a todas as estações do ano.
Densa e sedosa com pêlos longos no abdómen e cauda mas curtos na cabeça e nas patas.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Manx
origem: Ilha de Man
esperança de vida: 10-12 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 3 para 5 kg
__________________________
Muitas histórias tentam explicar a origem do Manx. Uma delas é a que este gato perdeu a cauda quando Noé fechou as portas da Arca às pressas. Outra versão mais credível diz que esta raça chegou à Ilha de Man, na Inglaterra, há 300 anos atrás, através de mercadores que vinham do Extremo Oriente, e que o isolamento da ilha permitiu que a ausência da cauda se mantivesse até os dias de hoje. Registos encontrados na ilha dizem que o Manx é uma mutação de gatos domésticos, outros dizem que pode ter origem no Inglês de Pelo Curto, mas não se sabe até que ponto os gatos locais ou os felinos oriundos dos navios podem estar na origem da raça, já que muitos navios aportavam naquela ilha.
Desde que o gene dominante da falta de cauda esteja presente, as crias portadoras do gene podem ter uma cauda completa (longies), uma cauda curta, residual (rumpy riser), ou não ter cauda (rumpies). Segundo especialistas, é possível que em uma única ninhada encontremos todos estes tipos de cauda. Para efeitos de competição, apenas os gatos rumpy riser ou os rumpies podem competir, sendo todos os outros tipos de cauda enquadrados nas outras categorias.
Apesar de ser um gato relativamente pequeno, convém que o animal não seja demasiado curto, já que a mutação genética causadora da ausência de cauda pode provocar também a má formação da coluna vertebral e com isso, o animal ficará desprovido de terminações nervosas adequadas para um bom desenvolvimento quando adulto. Os gatos com esse problema nascem sem firmeza nas pernas traseiras, podem não ter intestino ou descontrolo urinário. Mas exceptuando estes problemas, depois do período mais crítico (primeiras 6 semanas), ele tem uma longa vida e poucos sinais de envelhecimento.
O Manx é um gato amigável, muito ligado à família, e com uma energia indescritível. Podem saltar mais alto do que possamos imaginar, não sendo difícil, quando os deixamos sozinhos, encontrá-los num ponto elevado da casa sem sabermos como ele foi lá parar. Um dono de Manx disse certa vez que se fosse um carro, os gatos desta raça seriam um com uma boa aceleração e que teriam boa estabilidade nas curvas rápidas. Brincadeiras à parte, os Manx são muito parecidos com um cão em certas características, como por exemplo a tendência que têm para enterrar e ir buscar objectos e brinquedos. Por serem tão ligados à família, dificilmente acostumam-se a outros donos senão os seus, apesar de serem amigáveis com qualquer pessoa.
Possui a cabeça redonda, com um focinho arredondado, queixo forte, a testa larga e o pescoço curto. O nariz é médio/longo, direito na Grã Bretanha e curvo nos Estados Unidos. A ponta do nariz deve condizer com a cor do manto. As orelhas são largas na base, médias em relação à cabeça, espaçadas entre si e apontadas para fora, com as pontas levemente arredondadas. Os olhos são redondos, grandes, sempre alertas e formam um pequeno ângulo com o nariz. Assim como o nariz, deve condizer com a cor da pelagem.
O corpo do Manx deve ser forte, atarracado, com uma boa estrutura óssea e ancas arredondadas, mais altas do que os ombros. As coxas musculosas, dão um porte atlético e distintivo à raça, de maneira que quando o pegamos ao colo, temos a impressão surpreendente que o Manx é mais pesado do que realmente é. As pernas dianteiras são curtas e afastadas, enquanto as traseiras são mais longas, podendo dar ao Manx um andar meio saltitante, semelhante a um coelho, característica que nos Estados Unidos é considerada um defeito. Os machos podem ser ligeiramente maiores do que as fêmeas.
Nos animais de pêlo curto, apresenta-se um manto duplo e muito espesso, que pode ser mais fino durante o verão. Quando tocamos um Manx, seu pêlo tem uma textura muito parecida com a do algodão. Seus pêlos protectores são um pouco mais compridos do que os outros. Nos gatos de pêlo longo, os animais também têm um manto duplo, de comprimento médio, denso, com comprimento variado dos ombros em direcção ao traseiro. O pêlo do pescoço do abdómen e das pernas (apenas até o meio)pode ser mais longo do que o do resto do corpo. Geralmente apresentam tufos de pêlo nas orelhas e nos pés. Os Manx de pêlo longo também podem sofrer variações no manto de acordo com as estações do ano.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Mau Egípcio

origem: Egipto
esperança de vida: Mais de 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 2 para 5 kg
__________________________
Os murais do Antigo Egipto apresentam gatos com pintas idênticos ao Mau Egípcio. A maioria dos gatos tem como antecessor o Gato Selvagem Africano (Felis silvestris lybica), mas o Mau Egípcio é o que mais se assemelha ao seu parente selvagem. O Mau Egípcio pode ser encontrado ainda hoje no local onde se desenvolveu, as ruas de Cairo. “Mau” significa “Gato” em egípcio e não tem alguma relação com o personalidade do felino.
No antigo Egipto o gato era venerado e segundo a crença popular, o Mau Egípcio descende do gato simbolizado pelos Deuses Rá e Bast do antigo Egipto. Uma teoria que provém da marca distinta que o animal tem na testa e que lembra o escaravelho sagrado, símbolo que se vê com frequência na testa dos gatos representados nos murais egípcios.
O ressurgimento da raça remonta aos anos cinquenta, quando a princesa russa Nathalie Troubetskoy exilada em Itália se apaixonou pela pelagem única do Mau. Importou do Egipto uma fêmea que cruzou com um gato italiano. A raça só foi dada a conhecer na Europa quando as crias participaram pela primeira vez uma exposição de gatos em Roma. Poucos anos depois, Troubetskoy emigrou para os Estados Unidos onde o apuramento da raça atingiu o seu expoente máximo. No entanto, só quinze anos mais tarde é que esta raça foi reconhecida oficialmente, excepto na Grã-Bretanha onde ainda não adquiriu esse estatuto. Actualmente tem havido um esforço de reprodução de um gato com aparência semelhante na Europa, dado ser uma raça bastante escassa. Esta linhagem baseou-se originalmente em Tabbies resultantes do apuramento de Siameses Point Tabby. Para prevenir qualquer confusão, este grupo de gatos já não é denominado Mau Egípcio, mas sim Oriental Malhado de Pêlo Curto.
O Mau Egípcio é um gato que muito apegado à família. É famoso por receber os donos à porta com abanares de cauda e vocalizações de contentamento. Necessitam por isso de donos com mais tempo disponível para o gato. São moderadamente activos. Não gostam de estranhos, e recebem com dificuldade outros animais em casa. São bastante territoriais.
O Mau Egípcio é um gato de porte médio com uma aparência colorida e músculos desenvolvidos.A cabeça é arredondada com orelhas médias ou largas, sempre alerta e moderadamente pontiagudas. Os olhos são grandes, amendoados, mas sem serem redondos ou orientais. Os olhos são verdes claros. A tonalidade âmbar só é aceite em jovens adultos até um ano e meio de idade.O corpo é de comrpimento médio, com músculos desenvolvidos mas mantendo a sua graciosidade natural. A cauda é média e afunilando ligeiramente na ponta.
O Mau Egípcio possui uma atraente pelagem com pintas por todo o corpo. Também a pele é pintalgada. A pelagem é curta com um brilho lustroso. Na variante smoke, os fios são sedosos e finos, enquanto que na variante prateado e bronze a pelagem é densa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário