quinta-feira, 7 de maio de 2009

raças de gato com a letra I

Inglês
origem: Grã-Bretanha
classificação: Pêlo Curto
peso: 4 para 8 kg
__________________________
O Inglês de Pêlo Curto é uma das raças de gatos mais antigas. Julga-se que os primeiros exemplares tenham desembarcado em solo Britânico há mais de 2 mil anos, "transportados" pelas tropas do exército Romano.
Até ao século XVIII, desenvolveu-se naturalmente no Reino Unido, junto de quintas e nas ruas das cidades. Foi contudo uma das primeiras raças a ser reconhecida, mas na viragem do século XX começou a entrar em declínio e em 1950s estava quase extinta. Foi graças aos esforços reunidos de alguns criadores inglesas que a raça sobreviveu para se tornar uma das mais populares internacionalmente.
A raça foi originalmente reconhecida como Inglês Azul, pois era nessa cor que eram encontrados, contudo hoje em dia é criada em todas as cores sólidas e em numerosos padrões.
Óptimo companheiro, carinhoso, o British Shorthair adapta-se facilmente a qualquer ambiente; independente, convive com os seus donos como se fossem um dos seus, afeiçoando-se a quem lhe dá afecto.Não é contudo um gato de colo. Gostam de estar no chão e não toleram serem demasiadamente manuseados. Por isso, são bastante independentes e pouco exigentes em termos de atenção.Gentis e companheiros, mantêm os instintos aguçados, sendo óptimos caçadores.
O Inglês é um gato de porte médio a grande. Tendo-se desenvolvido nas ruas, e estando por isso fortemente pressionado pela selecção natural, é um animal com um corpo forte e musculoso. A cabeça é redonda e massiça com um nariz curto e orelhas pequenas e de pontas arredondadas. Os olhos grandes e arredondados são cor de laranja ou cobre, um azul e outro verde, verdes ou azuis esverdeados, sendo que o verde é preferível. A combinar com o corpo robusto, as pernas são curtas e fortes, com patas redondas e firmes. A cauda curta é grossa e arredondada na ponta.
A pelagem do British Shorthair é curta e densa. De textura fina, mantém-se contudo firme ao toque. O Inglês é encontrado em muitas cores e padrões. As cores devem ser uniformes até à raiz do pêlo, exceptuando nas variedades tabby e prateado.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Inglês Creme
origem: Grã-Bretanha
esperança de vida: 9 - 15 anos
classificação: Pêlo Curto
peso: 4 para 8 kg
__________________________
Esta raça relativamente rara, é descendente do Chartreux, felino bastante antigo, que possui uma história confusa e com pouca documentação que comprove a sua origem. Pensa-se que o Chartreux tenha surgido há mais de 200 anos na França, a partir do cruzamento dos melhores gatos de rua da Europa. Na época da II Guerra Mundial, os Ingleses temendo a extinção da raça, começaram a cruzar os gatos Chartreux com Persas Azuis, surgindo dai o Inglês de Pêlo Curto. A variedade creme surgiu do cruzamento entre o gato escama de tartaruga com o azul. O reconhecimento oficial desta raça aconteceu nos anos 20, após o estabelecimento de um programa de criação. Geralmente o cruzamento de fêmeas azul-creme com machos cremes produz os melhores exemplares em termos de coloração de Pêlo.
Muito bem-humorado, inteligente e meigo. Convive muito bem na mesma casa com outros gatos. Corpo robusto e musculoso, de porte médio a grande; cabeça redonda e larga, com nariz curto; orelhas de tamanho médio e pontas arredondadas; olhos grandes e redondos, cobre, laranja ou dourados; pernas curtas mas bem proporcionadas; cauda curta e grossa, de ponta arredondada.
Sendo forte e rústico, não necessita de cuidados especiais com a saúde; deve-se escovar o seu pêlo, no mínimo duas a três vezes por semana, com escova de cerda natural áspera, em ambos os sentidos. Como é bastante higiénico, o banho pode ser dado mensalmente, devendo no entanto ser habituado a este "ritual" desde pequeno, caso contrário mais tarde terá algumas dificuldades.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=

Inglês Preto
origem: Grã-Bretanha
esperança de vida: 9-15
classificação: Pêlo Curto
peso: 4 para 8 kg
tamanho: Grande
__________________________
Símbolo do azar, o gato preto têm sido alvo de medo, superstição e veneração ao longo da história. Apesar deste tipo de crenças, esta raça, dona de uma beleza singular, é dócil e companheira, não possuindo nada que justifique as três batidas na madeira com os nós dos dedos. Foi uma das primeiras raças a ser exibida no Palácio de Cristal de Londres, no final do século XIX, sendo utilizados para a sua criação selectiva, os melhores exemplos de gatos vadios Ingleses.
Bem-humorado e muito inteligente, adapta-se bem à vida em casa.
Corpo forte , corpulento e musculoso; cabeça redonda e larga, com orelhas de tamanho médio e arredondadas nas pontas; olhos grandes, redondos, cor-de-laranja vivo ou cobre; patas curtas e bem proporcionadas; cauda curta e grossa.
Para manter a pêlo bonito e vivo , escove-o duas vezes por semana, com uma escova macia; os banhos podem ser dados a cada dois meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário