sexta-feira, 8 de maio de 2009

Raças de gatos com a letra K

Korat
origem: Tailândia
esperança de vida: Mais de 15 anos
classificação: Shorthaired (Foreign)
peso: 2 para 5 kg
tamanho: Médio
__________________________
O Korat é símbolo de boa sorte no seu país de origem: a Tailândia. Acredita-se que o Korat seja uma das raças de gatos mais antigas, mas o primeiro registo conhecido do Korat data do período de Ayutthaya, entre 1350 e 1767. Em “O Gato-Livro de Poemas”, pode-se ler sobre a raça que se pensa ser o Korat:“Os pêlos são macios sem raízes,Como nuvens e pontas como prata.Os olhos brilham como gotas a cairNa folha de uma flor de lótus.”
Acredita-se que o nome desta raça foi dada pelo rei Rama V que terá perguntado ao avistar um exemplar: “Que belo gato, de onde é? A resposta que recebeu foi Korat, o nome de uma província tailandesa. Contudo, esta raça é conhecida na Tailândia pelo nome de Si-Sawat: “Si” significa cor e “Sawat” significa prosperidade. Esta última palavra é também o nome dado a um fruto ornamental, não comestível, da região, que tem uma casca brilhante de cor semelhante à pelagem deste gato.
Os tailandeses acreditam que os gatos prateados significam saúde e que os gatos da cor das nuvens, com olhos cor de arroz jovem significam boas colheitas. Na boda, era comum a oferta de um par de gatos Korat, ou Si-Sawat, à noiva, para desejar um casamento feliz.A primeira vez que o Korat foi exposto fora da Tailândia, poderá ter sido em nos anos 80 do século XIX, quando um gato entrou numa exposição felina no Reino Unido como um Siamês azul de cor sólida.
Na segunda metade do século XX, esta raça captou a atenção de soldados norte-americanos em serviço na Tailândia. Em 1959, o primeiro par de Korats chegou aos Estados Unidos da América, e a raça conquista rapidamente os apreciadores de gatos. Com a formação das associações de felinicultura, o Korat fez parte das primeiras raças a serem reconhecidas em 1965, pela Cat Fanciers´Association. Só mais tarde, em 1972 é que os modernos Korats chegam ao Reino Unido.
O Korat é um gato brincalhão com um ar doce dado pelos penetrantes olhos verdes. Mas não se deixem enganar, esta raça é bastante teimosa e gosta de levar a sua vontade avante. Sempre alerta, o Korat é gentil e cuidadoso, movendo-se devagar e silenciosamente e desgosta de movimentos bruscos ou sons muito altos.O Korat é um gato afectuosos que gosta de colo e de festas. O facto de terem apenas uma camada de pêlo faz com haja menos fios no ar quando é acarinhado ou escovado. Dão-se bem com outros gatos, mas gostam de ser o líder.
O Korat é um gato de porte médio, de uma cor apenas e com uma expressão alerta.A cabeça é em forma de coração enfeitada por olhos grandes de um verde bastante vivo. A cor dos olhos varia ao longo da vida do animal: enquanto recém-nascidos, os olhos são azuis, que depois mudam para âmbar com uma tonalidade esverdeada na adolescência. Os olhos só ganham o verde luminosos que caracteriza a raça entre s 2 e 4 anos. As orelhas grandes e redonda permitem que o Korat tenha uma excelente audição. De corpo musculoso, o Korat não é tão compacto como o Manx, nem tão longo como o Siamês. As pernas são finas e as patas pequenas. A cauda é de comprimento médio, afunilando na ponta.
O Korat só tem uma camada de pêlo que é de tamanho médio, fina e lustrosa. O pêlo é ligeiramente eriçado ao longo da espinha. O primeiro estalão do Korat define bem a importância da cor da pelagem deste felino. A Cat Fanciers’ Association escreveu no estalão da raça: “ O Korat é azul-acizentado desde a nascença até à morte. Não pode existir noutra cor. Se outra cor surgir, deixará automaticamente de ser um Korat”.Efectivamente, o Korat deve ser azul-acizentado por todo o corpo, com o pêlo prateado na ponta. Contudo, foi desenvolvido na Europa uma variação desta pelagem: o lilás. Apelidada de Thai Lilac, Tailandês Lilás, esta pelagem dificilmente será aceite no estalão do Korat.

Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/cats.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário