quarta-feira, 6 de maio de 2009

Raças de gato com a letra E

Europeu Comum
origem: Europa
data de origem: Antiguidade
esperança de vida: 14 a 16 anos
evolução da raça: Gatos em liberdade, Inglês
__________________________
O Europeu Comum é uma raça de gatos de porto médio a grande que se desenvolveu naturalmente, ou seja, nem nenhum tipo de regras de criação. Esta raça é actualmente reconhecida internacionalmente e possui standard sob o nome Europeu.
A história do Europeu é bastante semelhante à do American ou British Shorthair, que também se desenvolveram em quintas e em liberdade, mas na verdade o Europeu é muito menos popular.
Desenvolvida naturalmente, nas cidades europeias, com pouca intervenção do homem durante séculos, o Europeu tem um vasto continente que lhe deu abrigo. Apesar disso, a raça permanece rara. Até 1982, o Europeu era classificado como British Shorthair, até que a FIFé optou por individualizar a raça, de forma a estimular a criação e proteger esta variedade europeia.
O Europeu conseguiu manter a sua pureza sobretudo na Europa do Norte. No Reino Unido, estes gatos foram cruzados com o British Shorthair e possivelmente com Persas, mas na Finlândia, onde a raça é muito popular, o Europeu foi mantido livre de cruzamentos entre outras raças. Tem partido dos países do Norte da Europa um grande esforço de conservação da raça que passa sobretudo pela criação de clubes dedicados ao Europeu. Actualmente, existem clubes na Finlândia, Noruega, Alemanha e Dinamarca.
É comum a prática de registo para fins veterinários de felinos rafeiros como Europeus, isto devido ao amplo leque de cores permitido pelo estalão e também porque os Europeus Comuns se desenvolveram em liberdade, muito semelhante à forma de vida da maioria dos gatos sem raça definida. Para ajudar a esta confusão entre gatos de rua e o Europeu, a FIFé aceita ainda registos iniciais destes gatos, devido à raridade da raça. Isto quer dizer, que as pessoas podem recolher um gato da rua e desde que tenha uma conformação semelhante à do Europeu, podem registá-lo como tal. Contudo, isto é raro acontecer, devido às exigências do estalão.
Mas os gatos sem raça definida não são Europeus Comuns. Este não pode ser fruto de cruzamentos de raças diferentes, nem ter ascendentes de outras raças. Para além disso, o Europeu tem de obedecer à conformação descrita no estalão para que seja aceite como tal.
A raça Europeu ainda é relativamente desconhecida. Por um lado, a confusão entre Europeus e gatos sem raça definida, fez com que o nome se banalizasse e consequentemente que poucos criadores se interessassem pela raça. Por outro lado, a raça é relativamente recente, e ainda não é reconhecida por outras associações internacionais de felinos, enquanto que os seus primos, o Americano e o Inglês têm já uma popularidade bem estabelecida nos seus países de origem.
Apesar de se ter desenvolvido livremente, o Europeu sempre esteve em contacto com os humanos e não é um gato selvagem. Contudo, devido à sua ascendência incerta, o Europeu varia muito em termos de personalidade. Alguns são territoriais e independentes, outros mostram-se mais afectuosos. Apesar disso, o Europeu é um gato sociável e sobretudo um animal com grande capacidade de adaptação. Por isso são boas escolhas para quem tem outros animais, tais como cães, ou para quem tem crianças. É um pouco temperamental, mas um óptimo exterminador de ratos. É pouco vocal, mas muito brincalhão, não sendo demasiado vivo. Gosta de poupar as energias para quando estas são realmente necessárias. Curioso e explorador, gosta de ter acesso ao exterior.
=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..
..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=..=
Exótico

origem: Estados Unidos da América
esperança de vida: 10 a 15 anos
classificação: Pêlo Longo
evolução da raça: Persa e American Shorthair
peso: 3 para 6 kg
__________________________
O Exótico surgiu nos Estados Unidos no final dos anos 60. Foi pensado por criadores do American Shorthair que queriam introduzir nesta raça uma variedade de pêlo longo. Em vez disso, acabaram por pegar num gato de pêlo longo e torná-lo num gato de pêlo curto. O Exótico nasceu do cruzamento entre Persas e outros gatos de pêlo longo com o American Shorthair. Mas, ao contrário do que se esperava, em vez de se produzir um American Shorthair de pêlo longo, produziu-se um Persa de pêlo curto. Curiosamente, no seu país de origem, o Exótico é ainda julgado na categoria de gatos de pêlo longo.
A raça foi reconhecida oficialmente nos Estados Unidos em 1966, tendo posteriormente alcançado o reconhecimento na Europa.
O Exótico é em tudo semelhante ao Persa, exceptuando no comprimento do pêlo. Assim, o seu temperamento é gentil e afectuoso. Calmo, a sua voz é raramente ouvida pelo dono. Exigem bastante atenção por parte do dono e gostam de ser afagados no colo.
Um dos traços que herdou do American Shorthair é o gosto pela brincadeira. Estes gatos curiosos são óptimos animais de estimação para quem gosta da aparência do Persa, mas não quer ter o trabalho diário de escovar o pêlo.
O Exótico tem um porte médio a grande. A cabeça é redonda e larga com nariz arrebitado curto. O stop é como nos Persas, bastante pronunciado. As orelhas são pequenas e arredondadas e olhos são grandes e redondos, de cor dourada. As patas curtas e fortes sustentam um corpo maciço e arredondado. A cauda é curta e felpuda.
A pelagem é densa e de textura suave. Não permanece junto ao corpo, mantendo-se ligeiramente levantada. O comprimento do pêlo é um pouco maior do que o dos gatos de pêlo curto, mas não o suficiente para esvoaçar.
O Exótico tem-se tornado numa raça popular devido à sua semelhança com o Persa, sem acarretar contudo a necessidade de tanta manutenção. Contudo, o Exótico necessita que o pêlo seja escovage em média duas vezes por semana.

Um comentário:

  1. Muito interessante o seu blog.
    Obrigada pela visitinha ao meu blog do gato Flo e da gata Kika -
    http://laurabmartins06.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir