segunda-feira, 20 de julho de 2009

Abate de Gatos cria caos ambiental

Já são frequentes estas notícias onde os animais invasores, sempre levados pelos humanos, criam desequilíbrios ambientais graves. Na Austrália, mas também noutros locais, as Ilhas Galápagos são bem o espelho disso.
Desta vez voltamos a uma pequena ilha australiana, a Ilha Macquarie, espaço de nidificação de muitas espécies de aves. Em meados dos anos oitenta do século XX, uma população de gatos punha em risco as colónias de aves da ilha e alguns cientistas australianos, preocupados com a mortandade das aves provocada pelos gatos, decidiu fazer um abate intenso de felinos, como forma de restituir às aves os seus ancestrais lugares de nidificação.Porém, os gatos não tinham sido a única espécie invasora. Também os coelhos, igualmente levados por mão humana, já há muito se tinham instalado e na altura não eram considerados um grande problema, uma vez que o seu número não era elevado.
Nas últimas décadas, sem gatos, os coelhos começaram a multiplicar-se, e o equilíbrio que foi desfeito com a erradicação total dos gatos, tornou-se um problema ainda maior para os cientistas. Agora, grande parte da vegetação nativa da ilha desapareceu e sem a vegetação que sustentava e consolidava a terra nas colinas abruptas, a ilha começou também a esvair-se lentamente. Sempre que chove, torrentes de lama são levadas para o mar, deixando apenas à vista as rochas e pedras. Este espaço torna-se assim num local praticamente sem vida, a não ser os coelhos que ainda vão sobrevivendo, comendo quase tudo o que resta da antiga vegetação, incluindo as raízes, e deixando apenas algumas espécies vegetais das quais não se alimentam.
Mas esta não tinha sido a primeira intervenção desastrosa no local. No final dos anos sessenta, numa altura em que se estimava existirem cerca de 100.000 coelhos na ilha, foi introduzido propositadamente um vírus para eliminar uma grande parte dos coelhos, e na altura os resultados pareciam ser animadores, uma vez que 80.000 coelhos desapareceram. Mas foram curtas as celebrações, pois com a queda abrupta do número de coelhos, os gatos começaram a fazer das aves a sua principal fonte de alimento, levando ao desaparecimento destas, o que provocou o abate de gatos nos anos oitenta, que levou então à situação que agora se vive.
Sabe-se que é extremamente difícil reparar os estragos que espécies invasoras podem provocar, mas para já fica o aviso para aqueles que agora têm de lidar com o problema: antes de intervir, é necessário tentar prever todas as consequências que uma acção radical no equilíbrio das espécies pode provocar.

Fonte: http://bicharada.net/animais/noticias.php?gid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário