quinta-feira, 16 de julho de 2009

Gatos: Queda de Pêlo? Pouse o aspirador!


Uma das principais desvantagens em ter um gato é o trabalho que se tem em tentar tirar o pêlo das roupas, mobília, em suma, por toda a casa. Existem algumas soluções para este problema que lhe permitem largar o aspirador, ou pelo menos dar-lhe algum descanso.O pêlo dos gatos é um óptimo calmante. Está cientificamente provado que afagar um gato reduz a tensão arterial e alivia o stress. Mas já diz o ditado popular: “Não há bela sem senão...” E o pêlo do gato espalhado por toda a casa é algo que em vez de reduzir o stress pode deixar os donos com os nervos em franja.
Largar o pêlo
O gato necessita de largar pêlo para manter a pelagem saudável. Largar pêlo é nada mais do que substituir o pêlo velho e morto por fios sedosos e fofos. Os gatos tendem a mudar de pêlo duas vezes por ano: uma na Primavera, quando caiem grandes tufos que protegeram o gato do frio do Inverno, e outra no Outono, quando a pelagem se adensa para enfrentar o frio que vai chegar. Assim, a queda de pêlo dos gatos está relacionada com o período de exposição ao sol. No entanto, os gatos que não têm acesso ao exterior tendem a largar menos pêlo, mas durante todo o ano, devido à luz artificial dentro de casa. Os gatos que ainda mantém acesso ao exterior tendem a manter alguma sazonalidade na queda do pêlo.
Menos pêlo
Se não quer ter a casa com pêlos, mas gosta demasiado de gatos para conseguir viver sem um, opte por ter um Sphynx. Esta raça não é totalmente careca, mas a camada de pêlo que lhe percorre o corpo é fina e rala. Devido a esta condição, o gato tem de ser banhado frequentemente, pois suja-se mais facilmente devido ao óleo que produz para proteger a pele.
Uma outra alternativa é optar por gatos com menos pêlo. Os gatos têm três tipos de pêlos: uma camada exterior de pêlos maiores, 5 cm nos gatos de pêlo curto e 10 ou mais em gatos de pêlo longo, que contém a maior parte da pigmentação; uma camada secundária, próxima do corpo composta por pêlos finos e curtos, 1 cm, em média, que protegem a pele do sol; e por fim uma camada de pêlo intermédia.
A camada cuja renovação é mais intensa é a exterior, ou seja, gatos sem a camada exterior, não largam tanto pêlo. Exemplo disso são o Cornish Rex e o Devon Rex. O pêlo destas gatos é ondulado, curto e pouco solto. Estas raças largam algum pêlo, mas em menor quantidade.
Contudo, estas raças não são fáceis de obter em Portugal, e seguindo a lógica de que um gato com menos pêlo suja menos do que um gato peludo, pode em alternativa optar por raças que não tenham a camada interior. Embora larguem mais pêlo do que os gatos sem a camada exterior, têm menos queda de fios do que os gatos com as três camadas. O Turkish Angora ou o Siamês são gatos comuns no nosso país e são exemplos de gatos sem a camada interior de pêlo. Não se esqueça contudo que a grande maioria dos gatos que encontra nas casas portuguesas não são puros, o que pode influenciar significativamente a pelagem do animal.
Escovagem
Todos os gatos têm de ser escovados, à excepção dos gatos sem pêlo. O truque para evitar que o gato espalhe pêlo pela casa está nas escovas. Cada tipo de pêlo tem escovas apropriadas. Os gatos de pêlo curto devem ser penteados com uma luva com dentes de borracha ou escovas macias, enquanto os de pêlo comprido necessitam de escovas com dentes mais rijos para desfazer as riças. Escovar o pêlo do gato é fundamental para a remoção de pêlo morto. Um dos pentes mais eficaz neste sentido é o que apresenta os dentes bastante próximos, semelhantes às escovas para eliminar piolhos. Estas escovas devem ser utilizadas com cuidado e suavemente, uma vez que se apanhar riças, pode arrancar o pêlo do gato.
Banho
O banho é uma outra forma de remover os pêlos mortos do gato e evitar que se espalhem pela casa. Sabendo da aversão que alguns gatos têm à água, pode utilizar uma toalhitas próprias para substituir algumas sessões na banheira. Os gatos são, no entanto, animais muito sensíveis aos produtos artificiais, por isso aconselhe-se com o veterinário antes de comprar um destes produtos.
Alimentação
Uma dieta de boa qualidade própria para manter o pêlo do gato saudável vai permitir que o gato perca menos pêlo. Especialistas afirmam que uma alimentação rica em Omega-3 e Omega-6 contribui para um pêlo sedoso e menos queda. Para poupar o aspirador, pode ter de poupar menos na comida. É claro que os benefícios de uma ração de qualidade não se vêem apenas no pêlo, mas na saúde geral do gato.
Contentação
O pêlo do gato agarra-se aos sítios por onde este passa. Em vez de permitir que o gato descanse por toda a casa, compre uma cama lavável e confortável para o gato e coloque-a no sítio preferido do animal. Desta forma está criar uma concentração de pêlos num só sítio, sendo mais fácil livrar-se deles com uma simples lavagem na máquina.
Protecção
Uma opção em manter a casa limpa é colocar protecções no mobiliário que podem ser facilmente removidas e lavadas. Pode optar por cobrir os sofás e cadeiras nos períodos de maior queda de pêlo. No caso dos gatos de interior, que largam pêlo todo o ano, tem de as manter todos os dias.
Se não gostar de ter o mobiliário coberto, pode optar por rolos aderentes, próprios para retirar os pêlos destas superfícies.
Produtos Anti-quedas
Vão surgindo cada vez mais no mercado produtos para controlar a queda de pêlos nos gatos. Óleos, sprays, suplementos vitamínicos, champôs, amaciadores, etc. Informe-se junto do veterinário sobre a eficácia destes produtos e quais os mais aconselhados para o pêlo do seu animal.
Problemas de saúde
Os gatos largam pêlo, mas podem, por questões de saúde intensificar a queda. Se o animal começou a largar quantidades anormais de pêlo deve levá-lo ao veterinário para que possam ser despistados problemas de saúde. Mudanças recentes, barulhos intensos, entre outras situações, podem provocar stress no gato, o que vai provocar uma maior queda de pêlo. Um gato nestas circunstâncias pode também desenvolver problemas de pele.
Em suma, todos os gatos largam pêlo e um apreciador destes animais tem de acabar por aceitar este facto. Contudo existem raças e práticas regulares que reduzem a quantidade de pêlo espalhada pela casa, permitindo ao dono finalmente desfrutar do pêlo sedoso ao afagar o gato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário