segunda-feira, 20 de julho de 2009

"Socks", o Gato da Família Clinton, foi abatido

Numa altura em que o futuro o cão da família Obama, a do novo presidente americano, tem sido tema de conversa, e o cão de água português parece ter levado a melhor na escolha dos inquilinos da Casa Branca, eis que outro animal que já deteve o título de «primeira-mascote» é notícia, desta vez por a sua longa vida ter chegado ao fim.
Socks foi uma escolha da filha do antigo presidente americano, Bill Clinton, ainda este só sonhava com a Casa, Branca. Decorria o ano de 1989, e Bill era então governador do Arkansas.
Quando se tornou Presidente, o gato da família foi viver também ele para a residência presidencial e tornou-se famoso por aparecer nas situações mais inesperadas, mostrando que conhecia bem os corredores do poder.
Fosse durante a espera para conferências de imprensa, ou nas reuniões ao mais alto nível da administração americana, quando estas decorriam na casa do presidente, Socks foi amplamente fotografado e apareceu em quase todos os órgãos de comunicação social mundiais a receber os mimos do presidente e da sua família.
Quando os Clinton abandonaram a Casa Branca, e dados os afazeres profissionais da família, o gato Socks passou a viver com a antiga secretária de Bill, Betty Currie, e com ela ficou a viver até aos seus últimos dias, sempre recebendo algum conforto da família Clinton, que nunca dele se esqueceu.
Desde o fim do último ano, o gato sofria com um tumor na boca. Praticamente sem comer, foi perdendo peso rápidamente, mas com a ajuda dos veterinários que o acampanhavam, Socks foi tendo uma vida minimamente agradável. Acontece que o seu estado de saúde sofreu um agravamento súbito e, para que o seu sofrimento terminasse, Socks foi abatido no dia 20 de Fevereiro, no ano em completava o seu vigésimo aniversário.
A morte do gato levou a que os Clinton fizessem uma comunicação oficial no site da Fundação Clinton. Também alguns dos maiores órgãos de comunicação social, nomeadamente o Washington Post e a CNN, fizeram menção à morte do gato nas suas páginas na internet.

Fonte: http://bicharada.net/animais/noticias.php?gid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário