quinta-feira, 16 de julho de 2009

Proteger o gato do calor

Os gatos são animais que gostam do sol. O lugar preferido dos gatos é geralmente num local quente e solarengo, mas o sol traz malefícios e o perigo de um golpe de calor ou queimaduras é real.
Os gatos procuram muitas vezes os locais mais quentes para se aconchegarem e dormirem uma sesta, o que dá aos donos a sensação de que os gatos são animais que sofrem com o frio, mas não com o calor. Na verdade, os humanos toleram melhor as altas temperaturas do que os gatos. Não só porque não temos uma camada de pêlo que nos aquece nos dias de verão, mas porque somos capazes de regular a temperatura do nosso corpo com alguma facilidade através do suor. Os gatos só suam através das almofadas das patas, o que faz com que dependam da respiração para baixar a temperatura do corpo: expelem ar quente e inspiram ar mais fresco. Quando aquecem demasiado, os gatos aumentam o ritmo e arfam. Outro mecanismo que os gatos utilizam é espalhar saliva pela pelagem, molhando-a e tornando-a mais fresca através da evaporação. Contudo isto só resulta quando a temperatura do corpo não está próxima da temperatura do ar.

Golpe de calor

O golpe de calor pode causar ataques, coma ou morte e por isso não deve subestimado. Como os gatos utilizam a respiração para arrefecer o corpo, os felinos com problemas respiratórios ou de focinho achatado são mais susceptíveis a um golpe de calor. Os persas são, por exemplo, uma raça que deve ser bastante vigiada nos dias mais quentes.
A melhor forma de prevenir o golpe de calor é dar ao gato acesso a sombras no exterior e ter sempre água fresca para consumo.

Sinais de hipertermia
  • Arfar
  • Gengivas passam de cor rosa para vermelho forte
  • Vómitos
  • Diarreia
  • Letargia
  • Temperatura alta
  • Ataques
  • Lábios azulados
Se o dono apertar com dois dedos o cachaço do gato e este se mostrar menos flexível do que o normal, ou seja, mais rígido, é porque o gato está a ficar desidratado.

Queimaduras solares

O gato também pode apanhar “escaldões” se permanecer demasiado tempo ao sol. Os gatos de pelagem branca ou os gatos albinos são mais susceptíveis aos raios solares e devem ser impedidos de apanhar sol nas alturas mais quentes do dia.Os gatos de orelhas brancas estão também mais expostos do que os gatos com uma pelagem com mais pigmentação. Está provado que a exposição desprotegida da pele aos raios solares pode provocar cancro, isto não só nos humanos, mas também nos animais. As orelhas e o focinho são as zonas mais sensíveis do gato, pois a pele é mais delicada e o pêlo mais fino. Tal como os humanos, os gatos também podem adormecer ao sol e só sentir a queimadura quando já é tarde demais.

Prevenção

Aplique protector solar indicado para gatos e impeça o gato de sair para o exterior nas horas de maior calor, das 11h00 às 16h00, nos dias de maior calor. Os gatos têm ainda a oportunidade de aproveitar o sol da manhã e do fim de tarde.Acesso a sombras e água fresca é sempre indispensável para qualquer gato.

Fonte: http://arcadenoe.sapo.pt/archive.php?order=views&perpage=10&page=11

Nenhum comentário:

Postar um comentário