quinta-feira, 16 de julho de 2009

Um mundo mais seguro para o seu gato

Como protege-lo...

A esperança de vida de um gato que vive dentro de casa ronda os 12 anos, podendo mesmo chegar aos 20. O gato que vive no exterior leva uma vida muito mais arriscada, estando exposto a uma série de potenciais acidentes e doenças mortais. A esperança de vida desce dramaticamente, vivendo de 1 a 5 anos. A imagem que o gato projecta de animal independente e auto-suficiente é na realidade uma fachada. Eles são especialmente vulneráveis e obviamente precisam dos seus donos para sobreviverem e viverem um vida longa e feliz.
Este é o motivo pelo qual se aconselha os donos a manterem os amigos felinos dentro de portas. Alguns preferem no entanto manter o seu gato no exterior ou porque não é possível mantê-los em casa ou porque acham que este será mais feliz ao ar livre. Se o seu gato vive no exterior é importante tomar as medidas necessárias para tornar o seu "mundo" o mais seguro e confortável possível.

Um abrigo confortável

Em períodos de mau tempo (frio, chuva, etc.) é muito importante disponibilizar ao seu gato acesso fácil a um abrigo. Assim, caso não possa ou não consiga trazê-lo para dentro de casa, ele terá sempre um sitio onde se poderá abrigar. Soluções possíveis podem ser versões mais pequenas de casotas para cão, acesso à garagem ou arrumos. Se não o fizer ele procurará abrigo em sítios potencialmente perigosos. Como qualquer amante de gatos sabe, estes adoram o quentinho. Muitas vezes acabam por se abrigar junto do motor de um carro e podem-se ferir com gravidade ou mesmo morrer quando o carro é posto a trabalhar. O secador de roupa também é um sitio potencialmente perigoso.

À prova de gato!

Antes de dar acesso ao Tareco a uma garagem ou arrumos, certifique-se que esta está "à prova de gatos". Produtos químicos (gasolina, detergentes, etc.) deverão estar for a do seu alcance. Muitos animais morrem anualmente por ingestão de produtos químicos tóxicos. O seu jardim também deverá ser cuidadosamente inspeccionado para prevenir eventuais acidentes. Existem muitos produtos utilizados na manutenção do seu jardim que poderão ser letais para o bichano como por exemplo:
  • Pesticidas
  • Herbicidas
  • Veneno para ratos

Tente sempre utilizar alternativas não tóxicas (para o gato!). Algumas plantas, aparentemente inofensivas, podem ser mortais se forem ingeridas pelo seu animal (ex. Rododendros e Narcisos). Se for possível mantenha o gato dentro do seu jardim, tapando buracos na vedação ou possíveis locais que ele poderá usar para sair.

Plano de vacinação

Essencial para qualquer gato (quer viva dentro ou for a de casa) o plano de vacinação é vital para proteger o animal de um conjunto de doenças mortais. Vivendo no exterior o seu gato sofre obviamente um risco maior de as contrair, muitas vezes em zaragatas ou durante o acasalamento. As vacinas protegem contra algumas doenças, sendo as mais importantes a coriza, panleucopénia, leucemia e raiva.

Castração

Embora obviamente não torne o seu animal imune a atropelamentos, ataques de outros animais ou pessoas e doenças, a castração diminui drasticamente as probabilidades de tal acontecer. O seu instinto de acasalamento e territorial fica atenuado e o Tareco não tem vontade de sair para procurar zaragatas ou perseguir as gatas lá do bairro! Para alem disso impede o nascimento descontrolado de gatinhos que na maior parte das vezes nascem na rua e acabam mortos ou num canil.

Identificação

O seu gato deverá usar sempre uma coleira identificativa. A coleira deverá ser leve e adequadamente ajustada para não apertar o pescoço ou ficar demasiado larga (para evitar que ele fique preso a algum sitio quando trepa). Muitas vezes esta identificação é o seu bilhete de volta, caso ele se perca. A coleira deverá ter alguma identificação (nº de telefone) que permita o contacto com o dono.Para lutar contra o abandono de animais e também para em caso de roubo poder legalmente ter uma prova da propriedade do animal, é importante fazer a aplicação de um Microship identificativo. Tomando estas precauções pode diminuir drasticamente os perigos que o gato corre quando vive no exterior, contribuindo para que viva uma vida longa e feliz.

Fonte:http://arcadenoe.sapo.pt/archive.php?order=views&perpage=10&page=8

Nenhum comentário:

Postar um comentário