segunda-feira, 20 de julho de 2009

Encontrado Gato emparedado há cerca de 400 anos

Em Ugborough, uma pequena localidade perto de Devon, na Grã-Bretanha, falava-se que em determinada casa tinha sido, em anos longínquos, emparedado um gato.Este caso fazia parte do folclore local e a casa era conhecida por esse motivo, mas a verdade é que não passava de uma história transmitida oralmente, geração após geração. Agora, enquanto decorriam obras para remodelar o edifício, os operários tiveram a surpresa de encontrar debaixo de uma banheira antiga o dito gato, que aparentemente terá sido lá colocado vivo, há cerca de quatrocentos anos, para segundo as crenças locais proteger os habitantes de todos os males físicos e espirituais de que pudessem padecer. Esta tradição foi prática corrente em diversos países europeus durante essa época.
O esqueleto do gato encontra-se bastante bem conservado, como se tivesse sido mumificado, depois de centenas de anos emparedado.
O proprietário da casa que, pelo sim pelo não, tinha ponderado a hipótese de os restos do animal serem encontrados, pensava deitar fora o que restava do gato, se tal viesse a acontecer. Porém, com a repercussão mediática que o caso teve e atendendo ao facto de, sem provas, a lenda envolvendo o edifício se ter transmitido ao longo dos tempos, resolveu voltar a emparedar o animal exactamente no mesmo local, para que a história – agora comprovada - perdure para lá dele e das próximas gerações.
Só o responsável pelos trabalhos parece não ter gostado da surpresa e não foi com agrado que ordenou que o gato fosse colocado onde o tinham encontrado!

Fonte: http://bicharada.net/animais/noticias.php?gid=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário