quarta-feira, 15 de julho de 2009

O treino do seu gato

Habitue o seu gato a algumas regras
Ensinar o seu gato a ser asseado dentro de casa
O gato é por natureza um animal bastante limpo e normalmente nem é preciso despender muito tempo a ensiná-los a usarem a caixa de areia ou a irem à rua. No entanto se tiver alguns problemas a ensinar o seu gato a ser asseado em casa deve fazer algumas tarefas: mantenha a caixa sempre limpa substituindo o fundo (areia por exemplo) pelo menos uma vez por semana; coloque-a num local tranquilo longe da comida; nunca coloque a caixa em cima de uma carpete ou alcatifa pois estas serão mais atractivas para o gato urinar; não troque frequentemente o local da caixa pois pode confundir o gato. Se o seu gato recusar-se definitivamente a usar a caixa experimente alterar seu fundo/conteúdo. Existem alguns diferentes tipos de fundos para as caixas higiénicas dos gatos disponíveis à venda nas lojas de animais de estimação.
Se após várias tentativas não conseguir ensinar o seu gato a ser asseado consulte o seu veterinário pois pode estar presente qualquer infecção urinária.
Ensinar o seu gato a passear de trela
Este é um treino um pouco difícil pois contraria totalmente o espírito livre e independente dos gatos. O melhor será nunca recorrer a este método, no entanto, aceitamos que este é a única forma de poder passear o seu gato sem que ele fuja.
Use uma coleira ajustável e uma trela bastante leve pois, como for referido anteriormente, os gatos não gostam de se sentir limitados no espaço. Habitualmente os gatos não conseguem andar naturalmente pelo que terá de ensinar o seu gato. Associe a trela a brincadeiras fazendo com que ele persiga a trela e a apanhe.
Antes de sair para a rua coloque a coleira e a trela. Na primeira saída vá até um local calmo sem grandes elementos distractores. Sempre que se aproximar um carro ou outro animal pegue no seu gato ao colo, evitando deste modo que ele se assuste e rejeite definitivamente andar pela rua. Quando o gato avançar por sua própria iniciativa seja conduzido e vá até onde ele quer ir.
Uma vez que a facilidade de habituação à trela depende da personalidade do seu gato, conheça-o bem antes de iniciar esta aventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário